22 de abril

¿15H30?
Another Lisbon story
filme de Claudio Carbone  58’ .:. sala 3
com a presença do realizador

No Bairro da Torre em Lisboa, os moradores são parte ativa das decisões do lugar onde vivem e uma equipa de investigação segue o processo da sua inclusão na sociedade.

¿16H00?
As cores da cidade cinzenta
workshop infantil – 4 aos 8 anos .:. sala 2 
parceria Alto Comissariado para as Migrações
capacidade para 10 famílias mediante inscrição

“Era uma vez uma cidade pintada de cinzento (…) tudo existia pintado da cor cinzenta…. Um dia, porém, chegou à cidade cor de cinza uma família muito diferente de todas as que ali viviam.” A partir desta história vamos refletir, questionar e… sonhar: Somos todos iguais? O que é isso de ser “diferente”? As cidades são espaços de encontro de várias culturas: isso é bom ou é mau? O que é que a interculturalidade tem a ver com a cidadania e com os Direitos Humanos?

¿17H00?
Post truth times we the media
filme de Héctor Carré 52’ .:. sala 3

Os media têm sido alvo de ceticismo e de ira por parte de políticos agressivos e de uma população que parece alienada. Como pode a verdade sobreviver numa sociedade que não valoriza a veracidade dos factos? Talvez não exista outra organização mais afetada por este dilema que os media tradicionais.

¿17H30?
psss
performance por Zacarias Gomes .:. sala 2

Hoje ambicionamos ser diferentes, ser originais, mas continuamos divididos pela cor da nossa pele, pelo nosso género, pela nossa orientação sexual, pela nossa religião, pelo nosso estilo e pelos nossos segredos. Em ‘Psss….’ abordamos o caos, confrontamos o caos, contamos os nossos segredos, escrutinamos o nosso ADN e no fim somos apenas dois esqueletos.

¿18H30?
City of ghosts
Sessão oficial de encerramento
filme de Matthew Heineman
parceria ONU Portugal 92’ .:. sala Manoel de Oliveira

Este documentário segue os esforços de “Raqqa Is Being Slaughtered Silently”, um movimento de ativistas anónimos que se juntaram depois de o seu país ter sido tomado pelo ISIS em 2014.

¿todos
os dias
do festival?
Libertador dispensado
exposição .:. Nuno Bettencourt e Ruy Otero

Grândola RMX
vídeo-instalação .:. João Meirinhos