31 de Maio

17H30
Cara a cara com deputados*
Encontro

Encontro entre os cidadãos e deputados. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com os deputados, apresentando dúvidas, questões e contributos. 

Capacidade 20 pessoas mediante inscrição: festivalpolitica@gmail.com

Caso tenha incapacidade auditiva, indique na sua inscrição para assegurarmos tradução para Língua Gestual Portuguesa.

18H30
SESSÃO FRONTEIRAS
Cinema .:. m12

4 filmes

Haram-Forbidden / Áustria, 11’ de Mahir Yildi. A história real de um jovem que foi preso por fundamentalistas no seu país por estar a fumar. Depois de fugir para a Europa depara-se num abrigo para refugiados com o homem que o torturou na prisão. Venceu o Austrian Youth Peace Prize.

The Pianist of Yarmouk / Reino Unido, 13’ de Vikram Ahluwalia. A história real de Aeham Ahmad, um pianista de música clássica, que ficou internacionalmente
conhecido quando, em 2014, foi filmado a tocar piano num campo de refugiados. Teve de deixar a sua cidade natal, Yarmouk, onde tocava piano para as crianças em plena guerra. Onde está agora?

Are you Volleyball / Irão, 15’ de Mohammad Bakhshi. Um grupo de refugiados de um país árabe quer atravessar a fronteira para entrar num país de língua inglesa. Os conflitos com os soldados na fronteira são constantes. Até que um dia, repentinamente, tudo muda. Premiado em festivais nos Estados Unidos, Irão, Itália, Grécia e China.

O Salto / Portugal, 15’ de Luís Godinho. Évora, finais da década de 60. Para escapar à Guerra Colonial, um grupo de jovens prepara o “salto” para França ou para a Holanda. Iludindo a vigilância repressiva da PIDE, utilizam as instalações da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), em Évora, para organizar a fuga. Entre eles encontram-se o artista plástico António Couvinha (narrador do documentário), o fotógrafo José Manuel Rodrigues (Prémio Pessoa em 1999), entre outros.

21H30
Isto Só Neste País com Hugo van der Ding*
Humor

Hugo van der Ding promete uma viagem sobre o que é ser europeu em vários países da Europa – com muito preconceito à mistura: o nosso, o dele e o dos outros. Hugo van der Ding vive em Lisboa e talvez tenha nascido em Amesterdão. É escritor, tradutor, humorista, cartoonista, animador na Antena 3, apresentador do Canal Q, colaborador da revista Sábado. É um fenómeno nas redes sociais, desdobrando-se entre A Criada Malcriada, Cavaca para Presidenta, BitchPlease, Verónica, a Mulher Divorciada, Celeste da Encarnação, Velha mas Moderna ou Dates from Hell.

22H30
Fado Bicha
Concerto

O Fado Bicha é feito por Lila Fadista na voz e João Caçador na guitarra. Fado Bicha vem da subversão, da experimentação. Constrói-se na rebelião contra os termos, na desconstrução do género e na liberdade de movimentos.

* Com tradução para Língua Gestual Portuguesa