9 de Maio

15H00
Carlos Moedas*
Diálogo com os Cidadãos

A atual maré populista, xenófoba e hostil às liberdades e direitos fundamentais que invade vários países europeus ostenta a necessidade de reinvenção da União Europeia e de reforço dos valores humanistas e sociais que constituem os seus pilares. O que significa “ser europeu”? Como se combate o fosso existente entre os cidadãos e as instituições europeias? Para onde vai esta Europa? Como se convence os portugueses a voltar nas eleições europeias? Qual a influência de Bruxelas nas nossas vidas? O comissário europeu Carlos Moedas aceitou o desafio de abrir o Festival Política em Braga e de responder às questões dos cidadãos.

16H30
Inauguração da Instalação Free Entrance
Avenida Central junto ao monumento ao João Paulo II

17H00
The Trial: the State of Russia vs Oleg Sentsov de Askold Kurov
Cinema .:. 75’ | m12

Oleg Sentsov é um realizador de cinema ucraniano, detido em 2014 na Crimeia e condenado a 20 anos de prisão, acusado de planear atos terroristas contra o domínio russo na Crimeia. A Amnistia Internacional descreveu o processo judicial como um “julgamento injusto perante um tribunal militar”. Em 12 de dezembro de 2018, Oleg Sentsov recebeu do Parlamento Europeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de pensamento, em reconhecimento e solidariedade para com a sua luta.

Parceria: Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal

18H30
Humor como forma de combate à discriminação por Cátia Domingues*
Workshop

As redes sociais e as caixas de comentários estão a revelar-se um palco de fomento da intolerância e discurso de ódio. Cátia Domingues, a partir do seu trabalho como humorista, vai explicar como é possível desmontar o preconceito recorrendo… ao riso. Cátia Domingues, é argumentista do programa “Gente Que Não Sabe Estar” (TVI) e responsável por formatos como One Woman Show ou O Jogo do Tanso .

* Com tradução para Língua Gestual Portuguesa