Propósito

Combater a abstenção

Os cidadãos estão insatisfeitos com o sistema político e as instituições nacionais, e assumem a indiferença como (pseudo) forma de protesto, renegando um dos mais básicos direitos democráticos – o voto. A par da insatisfação com o status quo, muitos alegam que “não são políticos” ou que “não querem saber da política”. O Festival Política quer contribuir para aumentar a participação eleitoral em Portugal e, por isso, pretendemos recolher ideias úteis para combater a abstenção, tendo em vista reuni-las num documento para enviar a todos os partidos políticos portugueses. Precisamos da sua ajuda!

ESCREVA.

Envie-nos o seu “manifesto” ou proposta para combater a abstenção para festivalpolitica@gmail.com e nós tratamos do resto, ou seja, levá-lo ao conhecimento de quem tem o poder-dever de mudar o actual sistema.

PARTILHE.

Com produção da Krypton e criatividade da 004, o anúncio do festival é um manifesto anti-abstenção. Partilhe-o nas redes sociais.

ASSISTA.

No dia 21 de Abril o festival propõe dois debates sobre abstenção, um relacionado com Portugal e outro sobre o voto obrigatório no Brasil. Haverá ainda um encontro com deputados, sendo necessária inscrição via festivalpolitica@gmail.com. No dia seguinte há workshops sobre transparência e participação cívica.

LEIA.

Veja-o aqui e também procure o Jornal Festival Política que será distribuído em vários pontos de Lisboa. Encontra lá reflexões e números sobre o crescimento da abstenção em Portugal.

PARTICIPANTES.

Conheça os participantes deste Festival no menu. Os nomes estão linkados às suas páginas web.