Festival Politica

3 atividades em Loulé com inscrição

A entrada em todas as atividades do Festival Politica é gratuita. No entanto, por haver limitação de lugares, aconselhamos a inscrição prévia nas seguintes atividades através do e-mail participa.politica@gmail.com.

22 de setembro. 18h00. Palácio Gama Lobo (auditório)
Desinformação, Regulação e Literacia Mediática – workshop

Um exercício de análise, reflexão e debate em torno de três eixos: Desinformação, Regulação e Literacia dos Media. Neste workshop serão usados como exemplo conteúdos visados em queixas recebidas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) como sendo potenciais casos de desinformação, nomeadamente sobre temas da atualidade, como a pandemia de covid-19 ou a guerra Rússia-Ucrânia. Um workshop para compreender e esclarecer os desafios que o combate à desinformação pode colocar a quem tem a missão de regular a atividade da comunicação social, e uma oportunidade para celebrar o potencial da capacitação do cidadão para lidar de forma crítica e informada com este (e outros) desafio(s) que os media colocam. Organização: ERC. Inscrições através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia.

23 de setembro. 18h00. Palácio Gama Lobo (pátio)
Cara a Cara com os Deputados

Encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado sobre um tema, dúvida ou questão. Inscrições através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia.

24 de setembro. 10h30
História da Loulé Islâmica e do Islão em Portugal – visita guiada e conversa

Um percurso a pé pelo centro de Loulé para conhecer melhor a História Islâmica da cidade, conduzido por Alexandra Pires (chefe da unidade operacional de Arqueologia e Museologia da Câmara de Loulé). Termina nos Banhos Islâmicos, com uma conversa com o sheik Zabir Edriss, conselheiro religioso da comunidade islâmica em Portugal e presidente do Centro Cultural das Colinas do Cruzeiro (Odivelas) sobre os mitos e desinformação em torno do Islão, e com Dália Paulo, diretora municipal de Administração, Planeamento e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Loulé. Ponto de encontro: Entrada do Museu Municipal de Loulé (Castelo). Inscrição através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa, mediante inscrição

Programação: 22 de setembro23 de setembro e 24 de setembro

Consulta aqui o programa para os três dias em PDF

Conceito: Associação Isonomia; Coprodução: Cineteatro Louletano e Produtores Associados; Apoios: Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições, Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade; Parcerias de programação: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, CooLabora; Media partners: RTP, Antena 1 e Antena 3; Apoio à comunicação: This is Ground Control, FCB, BRO, O Menino Grava, Conselho Nacional de Juventude, Centro de Vida Independente, esqrever, dezanove, Federação Portuguesa das Associações de Surdos.