Festival Politica

5 atividades em Braga e online com inscrição prévia

O Festival Política regressa, de 6 a 8 de Maio, ao Centro de Juventude de Braga, tendo as Fronteiras como tema central. O programa inclui atividades presenciais no Centro de Juventude de Braga e outras online em que é necessária inscrição prévia. Todas as atividades do festival são de acesso gratuito. Em caso de dúvida, contacta: participa.politica@gmail.com.

 

7 de maio, às 17h

Cara-a-cara com os eurodeputados. Online
Encontro online entre os cidadãos e eurodeputados representantes dos partidos presentes no Parlamento Europeu. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam com cada um dos deputados sobre o tema do festival. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

8 de maio, às 10h30

The Revolution Will Not Happen On Your Screen – Oficina/workshop de cartazes. Centro de Juventude de Braga

Através de referências, técnicas e ferramentas, esta oficina pretende potenciar graficamente a acção social e política em defesa dos direitos humanos, fazendo com que as causas defendidas tenham o devido impacto e alcance. Partindo do contexto activista e de intervenção cívica do Movimento The Revolution Will Not Happen on Your Screen, a Oficina de Cartazes procura potenciar a identidade revolucionária de cada um. Através do debate, da partilha de referências, técnicas e ferramentas, promove uma exploração criativa e crítica para uma acção social e política mais consciente e eficaz. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Workshop apoiado pelo Instituto Português de Juventude e Desporto. Local: Centro de Juventude de Braga. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição. 

 

8 de maio, às 11h

Memória e passado em cena. Um seminário-encontro online com André Murraças

Neste seminário, o dramaturgo e encenador André Murraças abordará os temas da memória e passado no seu trabalho teatral. Vamos conhecer mais a fundo os seus espectáculos O Triângulo Cor-de-Rosa, 50 – Orlando, Ouve e Fronteiras – criado para a edição deste ano do Festival Política. E pensar em conjunto como o teatro se pode relacionar com o que nos é deixado pela História. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

8 de maio, às 16h

Workshop Online de Escrita Criativa – “Mundo Daqui e Além-Mar”

Online. Sessão de escrita criativa inspirada na diversidade linguística e riqueza cultural que nos rodeia. Baseado numa recolha de vídeos caseiros de histórias e músicas do mundo que mobilizou 31 pessoas, de 23 nacionalidades diferentes, este workshop é um convite à expressão da criatividade singular de cada um e ao exercício de uma prática empática e curiosa por mais proximidade. Descubra o trailer do projecto aqui. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

8 de maio, às 18h30

Workshop Eleições: como se adaptam a uma pandemia?

Online. Esta sessão aborda as adaptações das eleições ao contexto de pandemia. Partindo do cenário das eleições autárquicas, percorremos as diversas fases de uma eleição, e de como melhor se adequam ao quadro de pandemia. Incluímos os modos especiais de votação (voto antecipado, postal, ou outros), analisando as suas vantagens e riscos. A sessão é prática, consistindo num exercício concreto de aplicação destes temas. Com Carla Luís (VotedHR – Eleições, Democracia e Direitos Humanos/CES – Universidade de Coimbra). Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

6 filmes sobre a Europa para ver online de 6 a 8 de maio