Festival Politica

6 debates online sobre fronteiras

Nas semanas que antecederam a realização do Festival Política em Lisboa e em Braga, promovemos vários debates, transmitidos no Facebook e no YouTube, que abordaram as várias vertentes das Fronteiras – o tema do festival em 2021.

Agenda da Deficiência em Portugal: onde estamos e onde queremos estar

A deficiência é considerada a maior minoria do mundo. Neste painel será discutida a importância da mudança de paradigma em relação às práticas existentes. Esta mudança passa pela adoção de uma filosofia de vida independente, dando às pessoas com deficiência o poder de decidir sobre as suas vidas. Quais as fronteiras atuais à implementação desta filosofia? O que é a vida independente e o que é que isso implica? Quais as vantagens da politização da deficiência? Estas são algumas das várias questões debatidas por Jorge Falcato, Diogo Martins e Diana Santos.

 

Práticas de auto-reparação, o amor próprio e a cura coletiva dos negros queers

O desejo de ser visto e aceite como realmente somos é um dos nossos desejos humanos mais profundos e é o tema central do filme de dança “Velveteen”. Inspirado no livro “The Velveteen Rabbit” de Margery Williams, “Velveteen” narra a jornada de um homem negro queer, a partir do ódio de si mesmo e repressão, até sua autodescoberta e aceitação. Com dança e poesia, acompanhamos nosso protagonista enquanto navega por traumas ancestrais, racismo e homofobia, no caminho da cura, até encontrar sua comunidade e viver uma vida autêntica, livre das expectativas dos outros. É este o ponto de partida para a conversa com David J. Amado (diretor e coreógrafo de “Velveteen”) e de DiDi (moderador). Fica a conhecer este filme no Instagram @velveteenfilm

 

Ocupar os espaços

Conversa sobre a diáspora africana em Portugal e os seus efeitos e impactos na cultura e na sociedade e como são moldados os espaços periféricos em relação à cidade. Participam Nael D’Almeida e Kalunga, membros do grupo Fonte. A Fonte é um núcleo de jovens africanos na diáspora que se uniram com base em valores comuns para a celebração da cultura, individualidade e subjetividade das pessoas negras e africanas. Rui Estrela (moderador) é técnico de Desenvolvimento Comunitário do programa On Oeiras.

 

Se o ar e a água não têm fronteiras, porque é que nós havíamos de ter?

Juntamos um arquiteto paisagista e uma ex-jornalista ativista para falar sobre fronteiras naturais, ou a falta delas. Para perceber a dimensão das fronteiras territoriais e o modo como elas nos afetam debruçamo-nos sobre dois elementos: a água e o ar. Para onde vai uma gota que cai no centro de Espanha? Será que os ventos do Sul da América chegam até nós? Participam Margarita Cardoso de Meneses (jornalista e ativista), Ricardo Próspero (rquiteto paisagista), Sofia Grilo (moderadora) e Marília Barros (moderadora)

 

Feminismo Interseccional ou Outras formas de pensar sobre a Mulher

Conversa sobre feminismo interseccional, mulherismo e o que significa ser mulher numa sociedade em constante mutação. Participam: Laima Barros, Catarina Oliveira e Sofia Canteiro (moderadora).

 

Uma visão psicanalítica sobre as fronteiras

Uma conversa sobre as fragilidades do modelo psíquico e cultural construído ao redor dos estados nacionais e das suas fronteiras. E apresenta um paradigma alternativo que confere mais importância aos encontros e às descobertas. Trata-se de uma vivência subjetiva e coletiva apenas possível em uma sociedade que valoriza a diferença, a vulnerabilidade, o atendimento das necessidades básicas e, finalmente, o encanto pelo desconhecido. Participam Jéssica Oliveira (moderadora) e Matthias Ammann (psicanalista).