6 filmes sobre a Europa para ver online de 6 a 8 de maio
O Festival Política preparou um ciclo de cinema que reflete as tensões que se vivem na Europa, as questões das fronteiras e migrações e o trabalho de vários ativistas em prol dos direitos humanos. Os filmes ficam disponíveis no canal Vimeo do Festival Política entre os dias 6 e 8 de maio. Dia 9 de maio é o dia da Europa. Todos os filmes estão legendados em português.
“The Rape Clause”, de Jared Watmuff, 14’ – Reino Unido
Para aceder ao apoio social para o filho, Ângela é forçada a revelar a terrível história de como a criança foi concebida. Inspirado em acontecimentos reais e tendo por base a legislação governamental atual, “The Rape Clause” é um curta-metragem sobre “uma das políticas mais desumanas e bárbaras que já nasceram em Whitehall” (MSP Alison Thewliss), que promove a vergonha e o trauma. Vê aqui o filme.
“Encara Hi Ha Algú Al Bosc”, de Teresa Turiera-Puigbò, 55’ – Espanha
Lejla Damon é uma jovem de 25 anos, que cresceu numa família de classe média em Londres. Os seus pais, jornalistas, acompanharam a guerra da Bósnia. Em dezembro de 1992, durante as filmagens num hospital de Sarajevo que estava a ser bombardeado, viram uma mulher a querer afogar o bebé que acabara de dar à luz. O bebé era fruto de uma violação e considerado semente do inimigo. Durante as guerras dos Bálcãs, entre 25 mil e 50 mil mulheres foram vítimas de violência sexual. Lejla, Alen, Ajna são crianças nascidas da violação. 25 anos depois, juntam-se aos sobreviventes na sua luta para quebrar o silêncio e superar o estigma. Vê aqui o filme.
“Ekai”, de Arantza Ibarra, 20’ – Espanha
A história do jovem transgénero Ekai Lersundi, que se suicidou em 2018 após lutar contra a burocracia para aceder a tratamentos hormonais. Prémio do Público no festival Zinegoak, de Bilbau. Vê aqui o filme.
“Farewell Daddy”, de Bianca Sescu, 17’- Roménia
Numa aldeia romena, uma família de camponeses prepara uma última refeição antes de o pai partir para a Inglaterra, onde encontrou trabalho. Um dos convidados é um amigo de infância, que lhe empresta dinheiro para garantir o bem-estar da sua família enquanto aguardam o seu primeiro salário. Vê aqui o filme.
“My Country So Beautiful”, de Grzegorz Paprzycki, 29′ – Polónia
Um retrato do nacionalismo na Polónia, onde duas forças se chocam representando visões do país e do mundo completamente diferentes. Melhor Filme Polaco no Cracow Film Festival. Vê aqui o filme.
“Aufbruch In Belarus”, 35’ – Alemanha, 2020
Bielorrússia em estado de emergência. Na última ditadura da Europa, a população civil luta por sua liberdade. O documentário do canal Arte acompanha jovens ativistas na corrida para as eleições presidenciais. Parceria: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal. Vê aqui o filme.