6 momentos com música no Festival Política de Loulé
A programação do Festival Política de Loulé apresenta seis momentos onde a música será a protagonista. Um guia para os dias 19, 20 e 21 de outubro, para percorrer espaços como o Cineteatro Louletano, Auditório Solar da Música Nova, Palácio Gama Lobo e Café Calcinha. Todos os espetáculos (exceto DJ seting) são acompanhados por interpretação para Língua Gestual Portuguesa.
Carla Sousa. 19 de outubro, 17h30
Carla Sousa apresenta um showcase no dia 19 de outubro, às 17h30, no foyer do Cineteatro Louletano. Nascida em Agosto de 1983, é filha de mais uma família angolana que chega a Portugal por força da descolonização. Uma orgulhosa filha de Quarteira, licenciada em Enfermagem Veterinária e a residir em Almada desde 2007. O contacto com a música inicia-se na igreja, mais tarde com amigos da escola e em 2005 grava a primeira participação. Em Dezembro de 2022 grava o seu primeiro trabalho a solo, “Kandandu”. Entrada gratuita.
A Garota Não. 20 de outubro, 21h
O concerto-manifesto de A Garota Não: “Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados”, no Cineteatro Louletano. Entrada gratuita. Reserva aqui o lugar.
“Somos punks ou não?” 20 de outubro, 23h
Os 5ª Punkada nasceram para serem artistas e recusam-se a aceitar que as limitações com que nasceram possam parar os seus sonhos. Com mais de 25 anos como banda, com ensaios semanais, mais de 200 concertos (principalmente em instituições e eventos de inclusão social), houve mudanças no grupo por questões de saúde de alguns membros mas sempre a sonhar com a participação plena como banda. Um documentário para ver dia 20 de outubro, no Cineteatro Louletano, às 23h. Entrada gratuita.
Helena Madeira. 21 de outubro, sábado de manhã
Vais poder ouvir a música da harpista Helena Madeira no dia 21 de outubro. A partir das 10h decorre a ação Loulé Judaica. Consiste numa visita guiada pelas ruas de Loulé para descobrir os vestígios e marcas da presença da comunidade judaica. Segue-se uma conversa com Cláudia Sil (Comunidade Judaica do Algarve), Daniel Giebels (Câmara Municipal de Loulé) e Helena Madeira, no Palácio Gama Lobo. No final da sessão, haverá um momento musical a cargo da harpista. Inscrição através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa, mediante inscrição.
Made in Osvaldo – uma história-concerto para crianças, 21 de outubro, 15h30
No Auditório Solar da Música Nova, às 15h30. “Made in Osvaldo” conta-nos a história de Osvaldo, uma criança caboverdiana que com recursos mínimos, constrói brinquedos magníficos a partir do que recolhe no lixo e que rivalizam com os que existem à venda nas lojas. À volta dos carros de lata que saem da sua oficina, nasce um mundo de brincar que envolve toda a comunidade e é levado muito a sério. Mas esta tradição vê-se ameaçada pela chegada de uma empresa multinacional que quer patentear com o seu nome as criações destas crianças. Público-alvo: dos 6 aos 10 anos. Entrada gratuita.
Dj Mulaton, 21 de outubro, a partir das 23h
É o encerramento do Festival Política em Loulé, a partir das 23h, do dia 21 de outubro, no Café Calcinha. Dj Mulaton, como é conhecido por todos, ou Paulinho, como é conhecido pela família e amigos, nascido e criado em Quarteira, desde cedo despertou para as artes, nomeadamente para a música. A afrohouse é a sua praia. Já tocou em várias casas de renome de Norte a Sul, tendo-se agregado ao coletivo Sou Quarteira, que junta talentos da cidade. Entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA: 19 de outubro, 20 de outubro e 21 de outubro.
Coprodução: Festival Política e Município de Loulé
Conceito: Associação Isonomia
Apoio Institucional: Instituto Português do Desporto e Juventude;
Parcerias de programação: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Kriativu, Real Pelágio, Sou Quarteira.
Apoio à divulgação: FCB Lisboa, Trix, ACAPO, dezanove, Esqrever
Media partners: RTP e Antena 1