E se as melhores leis atravessassem fronteiras?

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, entre os dias 22 e 25 de Abril, tendo as Fronteiras como tema central. Serão quatro dias de cinema, performances, música, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos.

Pelo terceiro ano consecutivo a FCB Lisboa foi a agência de publicidade convidada para trabalhar a comunicação do evento. Este ano, além da campanha regular com temas para TV, exterior e digital, há também o lançamento de um projeto original: a produção de um documentário a partir do mote do festival.

“A Troca – Leis Que Desafiam Fronteiras” é o título do filme que será divulgado online e durante as sessões do evento. O trailer já está disponível.

Em parceria com a produtora BRO Cinema, a FCB Lisboa está a colher depoimentos de diferentes personalidades, activistas, representantes de entidades e políticos sobre a seguinte questão: “E se pudéssemos exportar as nossas melhores leis e importar as melhores leis dos outros países?” A partir daí pretende-se descobrir o que mudaria na vida das pessoas caso, por exemplo, as nossas leis contra a homofobia fossem implementadas na Rússia. Ou o que aconteceria se a Lei Maria da Penha, a lei brasileira de protecção das mulheres contra a violência doméstica pudesse ser aplicada em Portugal.

Sobre esse projecto, Edson Athayde, director criativo da FCB Lisboa, destaca: “Trabalhar com o Festival Política é sempre um desafio. Queremos todos os anos surpreender e fazer algo que não fizemos antes. Investigar uma tese social relevante foi a nossa motivação este ano. Estamos a provar que hoje em dia a publicidade é bem mais do que anúncios”.