Festival Política nomeado Melhor Festival Não-Musical do Ano
O Festival Política está nomeado para os Iberian Festival Awards na categoria de Melhor Festival Não-Musical. Os vencedores da 6ª edição dos Iberian Festival Awards serão revelados numa cerimónia agendada para 26 de Março 2022, em Lisboa. Podes votar aqui.
O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia que tem como objetivo promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos. Criado em 2017 em co-produção com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), o festival insere-se desde a sua primeira edição no programa das comemorações da revolução de Abril de 74 do Município de Lisboa.
Está presente em Braga desde 2019 tendo, na edição de estreia, coincidido com as comemorações oficiais do Dia da Europa, que decorreram na cidade. Desde então a programação da cidade tem em conta as questões europeias.
O evento inclui na sua programação debates, performances, concertos, oficinas para adultos e crianças, exposições, cinema e visitas guiadas. A entrada é gratuita. Cada edição tem um tema-central: Europa (2019), Ambiente (2020) e Fronteiras (2021).
Em 2021, o festival decorreu em Lisboa de 22 a 25 de Abril, e Braga de 6 a 8 de Maio. O evento, que teve como tema central as Fronteiras, contou em Lisboa e Braga com 53 atividades, nomeadamente filmes, espetáculos, performances, workshops, debates e concertos. Dezasseis atividades decorreram apenas online.
Nas atividades presenciais no São Jorge e no Centro de Juventude de Braga participaram 1200 pessoas. Quatro espetáculos e debates com presença de público no Cinema São Jorge foram transmitidos via streaming nas redes sociais do festival, da EGEAC, da Câmara Municipal de Lisboa e de Lisboa Capital Europeia do Desporto. Ao longo dos sete dias, os conteúdos online (streaming, exibições de filmes e workshops online) chegaram a mais de nove mil pessoas.
Dados os constrangimentos horários para eventos presenciais e os limites de pessoas nas salas, por questões sanitárias, apostámos em 2021 em várias atividades online. Em Lisboa, quatro espetáculos e debates com presença de público no Cinema São Jorge foram transmitidos online. Em Braga, todas as conversas e workshops decorreram apenas online. Foi ainda criado um ciclo de cinema sobre a Europa para ser visto online. Com o apoio do IPDJ, foi lançado um programa de bolsas para jovens artistas, activistas e criadores. Podem participar pessoas até 30 anos. Foram atribuídas quatro bolsas em 2021: duas para o festival em Lisboa e duas de Braga. Lançámos uma nova política de acessibilidades dirigida às comunidades surdas e às pessoas com mobilidade reduzida, de forma a participarem nas atividades presenciais e online.
O festival conta com grupos de jovens embaixadores em Lisboa e Braga que apoiam na definição da programação e da sua divulgação junto dos jovens e da comunidade.
A edição de 2021 gerou 118 notícias. A RTP e a Antena 3 foram media partners da edição de 2021.
O festival integrou a programação de Lisboa Capital Europeia do Desporto em 2021. Foi considerado case study pelo World Cities Culture Forum, plataforma internacional que integra as principais cidades do mundo, incluindo Lisboa, por promover a participação cívica e o debate político através da cultura e da arte.
Na foto: Estreia de “Não cries esperanças, ismo”. Criação e interpretação: Alexandra Moreira, Joshua Swift e Maria Maciel. Braga 2021