“Onde está o Zeca?” estreia nacional em Braga a 4 de maio
“Onde está o Zeca?” é o novo documentário que resulta de uma coprodução do Festival Política e d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, que terá estreia nacional dia 4 de maio, às 18h, no Centro de Juventude de Braga. Trata-se de um filme de Tiago Pereira com Abel Andrade e um conjunto de amigos.
“A música é emocional, toca nos sentidos e no coletivo, depois pode-se intelectualizar e racionalizar o seu impacto, o seu discurso. Qualquer canção intervêm num espaço público, pois qualquer manifestação nesse espaço é sempre um ato político. Quem faz música e canções além de autor tem o seu contexto, o seu percurso, as suas origens e as suas ideias. O que se procura aqui é escutar esses autores e autoras e divulgar a sua voz fazendo uma análise coletiva. José Afonso marcou um tempo mas continua ainda presente. Há ainda esta ideia muito portuguesa de um rosto, de um indivíduo que marcou com a sua visão e forma de fazer completamente diferente, que pode voltar e salvar isto tudo, mas não seremos todos nós capazes de o fazer todos os dias? Onde está o Zeca? Onde estamos nós?”, refere a sinopse do documentário.
Participam em “Onde está o Zeca?”: Criatura & Coro dos Anjos, Gil Dionísio, Vitor Belanciano, Grupo Coral da Casa do Povo de Requengos, Pedro Mestre, Sílvio Rosado, B Fachada, Garota Não, Fala Povo Fala, Tio Rex, Pedro Silva Martins, Capicua, Mãe Bruxa, Francisco Fanhais, Rita Dias, Coro da Cura, Coro Aphros, Cantares de Alcáçovas, Selma Uamusse, Nástio Mosquito, Karla da Silva, Pierre Aderne, Luca Argel, Joana Negrão, Marta Miranda, Liliana Abreu, Sara Yasmine, Daguida, Riça, Edgar Valente e Sampladélicos.
É uma das principais apostas de programação do Festival Política para 2024. “Onde está o Zeca?” será também exibido no Festival Política de Loulé (outubro) e Coimbra (novembro).
Todos os filmes exibidos no Festival Política, incluindo os de língua portuguesa, são legendados em português.
Programa completo do Festival Política aqui (PDF).