Programação Loulé – 21 de outubro

O Festival Política regressa, de 19 a 21 de Outubro a Loulé, tendo a Pós-democracia como tema central. São três dias de cinema, performances, música, humor, exposições, visitas guiadas e debates centrados na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos. Aqui fica a programação para o dia 21 de outubro (sábado), com as atividades concentradas no centro da cidade, Palácio Gama Lobo, Solar da Música Nova e Cineteatro Louletano. A entrada é gratuita, mediante lotação das salas ou inscrições.Consulta aqui o programa completo dos três dias (PDF).
Atividades para maiores de 12 anos, salvo indicação em contrário. Os conteúdos orais do Festival Política (debates, visitas guiadas ou oficinas) têm interpretação para língua gestual portuguesa. Todos os filmes são legendados em português, incluindo os de língua portuguesa.


10h. Loulé Judaica – visita guiada + conversa + performance musical
Ponto de encontro: Igreja de São Clemente
Visita guiada pelas ruas de Loulé para descobrir os vestígios e marcas da presença da comunidade judaica. Segue-se uma conversa com Cláudia Sil (Comunidade Judaica do Algarve), Daniel Giebels (Câmara Municipal de Loulé) e Helena Madeira (harpista de música sefardita), no Palácio Gama Lobo. No final da sessão, haverá um momento musical a cargo de Helena Madeira. Inscrição através do e-mail: participa.politica@gmail.com.Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa, mediante inscrição

15h30. “Made in Osvaldo”, história-concerto para crianças
Auditório Solar da Música Nova
“Made in Osvaldo” conta-nos a história de Osvaldo, uma criança cabo-verdiana que com recursos mínimos, constrói brinquedos magníficos a partir do que recolhe no lixo e que rivalizam com os que existem à venda nas lojas.  À volta dos carros de lata que saem da sua oficina, nasce um mundo de brincar que envolve toda a comunidade e é levado muito a sério. Mas esta tradição vê-se ameaçada pela chegada de uma empresa multinacional que quer patentear com o seu nome as criações destas crianças. Público-alvo: dos 6 aos 10 anos. Com interpretação para LGP. 
Uma produção Real Pelágio com o apoio da DGARTES/CML e GDA. Conto original, composição original e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio; narração: Isabel Gaivão; Direção de Produção: Sofia Afonso; produção executiva: Rodolfo Freitas; comunicação: Susana Ribeiro Martins. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa

17h. “Novíssimas cartas portuguesas”, documentário de realização coletiva, 55’ (Portugal)
Cineteatro Louletano
O julgamento das 3 Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projeção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50º aniversário do livro “Novas Cartas Portuguesas” um grupo de mulheres produziu este documentário para questionar em que ponto se encontra a luta feminista. Há novos problemas? Quais são as novas opressões? Nesta sessão serão revelados os vencedores da secção de cinema do Festival Política 2023. Sessão com audiodescrição.

18h30. “Sou Quarteira” – documentário e conversa
Cineteatro Louletano
Uma série de retratos que revelam o que realmente faz da cidade um lugar especial: a sua riqueza multicultural e sua diversidade. Desde dos habitantes, às comunidades, aos bairros, às ruas, às culturas emergentes… Esta é a voz dos que viajaram e foram em busca dos seus sonhos, dos que ficaram e dão vida à cidade, dos que a cidade adotou e dos que ainda agora chegaram e são o futuro. Indivíduos que fazem trabalhos notáveis, em diversas áreas como: a música, a arte, o desporto, a ciência, empreendedorismo, entre outras.
Histórias incríveis que têm como objetivo revelar ao mundo uma outra face da nossa cidade e posicioná-la enquanto incubadora de talento inspirando as futuras gerações a seguir seus sonhos. Após a exibição do documentário há uma conversa com alguns dos protagonistas do documentário. Curadoria: Sou Quarteira. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa

21h. “Monstros do Ano”, com Fernando Alvim – humor
Cineteatro Louletano
Os míticos prémios Monstros do Ano ocupam o Festival Política para uma noite de homenagem aos portugueses que têm uma palavra a dizer sobre o país e o mundo. Os protagonistas, as frases e situações mais marcantes numa sessão da inteira responsabilidade do apresentador, animador de rádio e agitador cultural Fernando Alvim. Um Portugal que não pára de nos surpreender. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

23h. DJ Dj Mulaton
Café Calcinha
DJ Mulaton, como é conhecido por todos, ou Paulinho, como é conhecido pela família e amigos, nascido e criado em Quarteira, desde cedo despertou para as artes, nomeadamente para a música. A afrohouse é a sua praia. Já tocou em várias casas de renome de Norte a Sul, tendo-se agregado ao coletivo Sou Quarteira, que junta talentos da cidade. Curadoria: Sou Quarteira.

EXPOSIÇÕES

“Institucionalizado”, de Isabela Marques e Airton Cesar Monteiro

Local: Solar da Música Nova; curadoria: Kriativu. As instituições totais são lugares onde um número considerável de indivíduos na mesma condição leva uma vida conjunta, isolado da sociedade. No caso das prisões, esse isolamento tem a função de proteger a comunidade exterior desses indivíduos. A esse processo de aplicação opressiva de controlo social- e às suas consequências – chama-se “institucionalização”. O Paulinho e o Mequinhas, protagonistas desta exposição, foram institucionalizados durante 25 e 37 anos, respetivamente. De forma descontinuada, passaram décadas das suas vidas em diversas instituições prisionais desde a menoridade.

“O mundo num click”, de Alexandre Elias

Local: foyer Cineteatro Louletano. Exposição de fotografia de Alexandre Elias, vencedor do concurso de bolsas para Jovens, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)

“MULHERES PPT – Mulheres na Política PorTuguesa”, de Salomé Marques

Local: foyer Cineteatro Louletano. Instalação dedicada às mulheres que foram cruciais na história Política de PorTugal. Integra a proposta vencedora do concurso de bolsas para Jovens, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Entrada gratuita, mediante o levantamento de ingresso na bilheteira do Cineteatro Louletano ou através da plataforma online BOL do Cineteatro e sujeita à lotação do espaço.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA: 19 de outubro, 20 de outubro e 21 de outubro.

Coprodução: Festival Política e Município de Loulé

Conceito: Associação Isonomia

Apoio Institucional: Instituto Português do Desporto e Juventude

Parcerias de programação: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Kriativu, Real Pelágio, Sou Quarteira

Apoio à divulgação: FCB Lisboa, Trix, ACAPO, dezanove, Esqrever

Media partners: RTP e Antena 1