
Quem Somos
Iniciou-se em Lisboa, em 2017, o Festival Política no Cinema São Jorge. Ao longo dos anos expandiu-se para Braga, no Gnration e também Évora, no Teatro Garcia Resende.
O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia (ONG) que tem como objetivo promover a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção. Criado em 2017 em coprodução com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa), o festival insere-se desde a sua primeira edição no programa das comemorações da revolução de Abril de 74 do Município de Lisboa. Está presente em Braga desde 2019.
A programação do festival é composta por debates, performances, concertos, oficinas para adultos e crianças, exposições, cinema e visitas guiadas que promovam a literacia democrática e selecionados tendo em conta os eixos programáticos e o tema anual, visto que cada edição tem um tema-central: Abstenção (2017), Direitos Humanos (2018), Europa (2019), Ambiente (2020), Fronteiras (2021) Desinformação (2022). Todas as atividades são de entrada gratuita.
Objectivos e eixos programáticos
Tendo como objectivos nucleares a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, o festival tem os seguintes eixos de programação:
• Aprofundar a consciência cívica, incitar à participação eleitoral e reforçar a Democracia;
• Promover e defender os Direitos Humanos;
• Combater a discriminação em todas as suas variantes e alcances, promovendo a tolerância e a aceitação e valorização do que é diferente;
• Promover a inclusão e o acesso à informação dos grupos sociais mais distanciados dos processos formais de decisão, nomeadamente os jovens e, em especial, portadores de deficiência e oriundos de territórios marginalizados;
• Reforço da participação social dos jovens, nomeadamente o seu envolvimento na comunidade, promovendo a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão.
Como foi em 2021
A edição de 2021 voltou a ser atípica pelos constrangimentos de acesso aos espaços culturais em contexto de covid-19. O festival decorreu em Lisboa de 22 a 25 de Abril, e Braga de 6 a 8 de Maio, contando em Lisboa e Braga com 53 atividades. Dezasseis atividades decorreram apenas online. Nas atividades presenciais no Cinema São Jorge e no Centro de Juventude de Braga participaram 1200 pessoas. Quatro espetáculos e debates com presença de público no Cinema São Jorge foram transmitidos via streaming nas redes sociais do festival, da EGEAC, da Câmara Municipal de Lisboa e de Lisboa Capital Europeia do Desporto. Ao longo dos sete dias, os conteúdos online (streaming, exibições de filmes e workshops online) chegaram a mais de nove mil pessoas.
A edição de 2021 gerou 118 notícias e 8 entrevistas à organização e aos artistas do festival. A RTP e a Antena 3 foram media partners da edição de 2021. O festival integrou a programação de Lisboa Capital Europeia do Desporto em 2021.
Para 2022
O tema central para 2022 será a Desinformação, trabalhado, em termos de programação, em três dimensões:
– Desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais;
– Desinformação enquanto factor para a polarização da sociedade e fomento da discriminação e marginalização de grupos populacionais;
– Desinformação enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo.