Festival Politica

Quem Somos

Iniciou-se em Lisboa, em 2017, o Festival Política no Cinema São Jorge. Ao longo dos anos expandiu-se para Braga, no Gnration e também Évora, no Teatro Garcia Resende.

O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia (ONG) que tem como objetivo promover a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção. Criado em 2017 em coprodução com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa), o festival insere-se desde a sua primeira edição no programa das comemorações da revolução de Abril de 74 do Município de Lisboa.

O Festival Política conta com edições próprias em Braga desde 2019, em Loulé desde 2022 e em Coimbra desde 2023.

A programação do festival é composta por debates, performances, concertos, oficinas para adultos e crianças, exposições, cinema e visitas guiadas que promovam a literacia democrática e selecionados tendo em conta os eixos programáticos e o tema anual, visto que cada edição tem um tema-central: Abstenção (2017), Direitos Humanos (2018), Europa (2019), Ambiente (2020), Fronteiras (2021), Desinformação (2022), Pós-democracia (2023). Todas as atividades são de entrada gratuita.

Objectivos e eixos programáticos

Tendo como objetivos nucleares a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, o festival tem os seguintes eixos de programação:

• Aprofundar a consciência cívica, incitar à participação eleitoral e reforçar a Democracia;
• Promover e defender os Direitos Humanos;
• Combater a discriminação em todas as suas variantes e alcances, promovendo a tolerância e a aceitação e valorização do que é diferente;
• Promover a inclusão e o acesso à informação dos grupos sociais mais distanciados dos processos formais de decisão, nomeadamente os jovens e, em especial, portadores de deficiência e oriundos de territórios marginalizados;
• Reforço da participação social dos jovens, nomeadamente o seu envolvimento na comunidade, promovendo a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão.

Como foi em 2023

A edição do Festival Política de 2023 totalizou 14 dias de atividades. Em Lisboa decorreu de 21 a 23 de abril (Cinema São Jorge), em Braga de 4 a 6 de maio (Centro de Juventude de Braga e Human Power Hub), em Coimbra teve uma edição warm up nos dias 10 e 11 de fevereiro e edição completa de 28 a 30 de setembro (Convento São Francisco, Coimbra Business School e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação) e em Loulé de 19 a 21 de outubro (Cineteatro Louletano, Solar Música Nova, Palácio Gama Lobo, Café Calcinha, Escolas Secundárias de Loulé e Quarteira).

A programação foi composta por 82 atividades (23 sessões de cinema, 26 espetáculos ou performances, 13 debates ou conversas, 5 exposições, 4 visitas guiadas, 11 oficinas, 6 atividades para o público escolar) que contaram com mais de cinco mil participantes. Ao longo do ano, o Festival Política gerou 290 notícias na comunicação social.

Para 2024

Em 2024, o Festival Política regressa a Lisboa (abril), Braga (maio), Loulé (outubro) e Coimbra (novembro).

Tens uma ideia ou proposta?
Contacta-nos através do e-mail: festivalpolitica@gmail.com ou das redes sociais.