Hugo van der Ding, António Brito Guterres e Beatriz Gosta no Festival Política de Aveiro

A Universidade de Aveiro recebe pela primeira vez o Festival Política, nos dias 15 e 16 de outubro, num programa de entrada gratuita que cruza humor, reflexão e participação cívica. O ilustrador e humorista Hugo van der Ding, a performer e comunicadora Beatriz Gosta e o investigador e especialista em estudos urbanos António Brito Guterres preparam-se para subir ao palco para envolver a comunidade numa reflexão crítica e participativa sobre cidadania, igualdade e justiça social. As atividades são acompanhadas por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

15 de outubro

21h30
“O que importa é participar”, um espetáculo-conferência de Hugo van der Ding
Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

O que importa, como sabemos, é participar. Ainda que, por vezes, não levemos a taça para casa. A História de Portugal está cheia de participações especiais. Como daquela vez que os padres se passaram com o rei e o puseram a andar (1245). Ou quando o povo de Lisboa mandou o bispo de Lisboa em voo pela janela da Sé (1383). Ou aquela vez em que as fiandeiras do Porto se revoltaram contra o rei, que era espanhol (1629). Ou quando, no Brasil, o Zumbi dos Palmares lançou a luta contra os portugueses (1695). Ou quando os trabalhadores das obras do Palácio de Mafra cruzaram os braços até que lhes pagassem o que deviam (1732). Ou quando os pescadores de Olhão se revoltaram contra as tropas dos franceses (1808). Ou quando um grupo de mulheres do Norte quis à força enterrar uma velha numa igreja (1846). Ou quando os tipógrafos de um jornal fazem a primeira greve fabril em Portugal (1849). Ou quando umas curandeiras burlonas chinesas quase derrubaram a República (1911). Ou quando andou tudo à batatada pela falta de batatas (1917). Ou quando, contra a ditadura do Estado Novo, se assaltou um barco (1961), um avião (1961) e um banco (1967). Reserva de lugar grátis aqui.

16 de outubro

15h
Oficina cartográfica de Aveiro, por António Brito Guterres
Centro Fábrica Ciência Viva

Oficina de cartografia representativa da cidade de Aveiro à luz das tendências globais. Arranca-se com um desenho da cidade e posterior aplicação de uma série de indicadores situados no mapa e discutidos coletivamente. Para além do debate e interação entre os participantes, pretende-se entregar e apresentar um itinerário explicativo da cidade nos dias de hoje. A inscrição é obrigatória através de envio de email para scirp@ua.pt indicando nome, contacto telefónico e a indicação da existência ou não de algum condicionamento na mobilidade ou necessidade de Língua Gestual Portuguesa. A lotação está limitada às primeiras 30 pessoas a enviarem mensagem.

19h
Conferência “Cidades: espaços de desigualdade e resistência”, por António Brito Guterres
GrETUA, Universidade de Aveiro

O significado de cidade apela-nos a emancipação, empoderamento, escolha e cidadania. Enquanto nos envolvemos nesse imaginário, promovido pela política, literatura, história, cinema e outros meios de construção narrativa, muitos vão ficando para trás. Na essência, na contemporaneidade, a cidade ainda é um espaço de emancipação? Ou maioritariamente um refúgio para os mais empobrecidos? Há resistências possíveis? A inscrição na conferência está limita a 70 pessoas e pode ser feita aqui.

21h30
Beatriz Gosta – espetáculo
Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

Beatriz Gosta apresenta-se num formato especial dedicado ao feminismo e ao combate às discriminações e ao preconceito. Será uma atuação onde os temas que percorrem o seu mais recente espetáculo de stand up, “RESORT”, partilham o palco com as inquietações mais recentes, num formato pensado especialmente para o Festival Política. Beatriz Gosta dispensa apresentações, depois de ganhar vida através de um videoblog em 2015, alcançou um lugar de destaque no meio digital, dando rapidamente o salto para a rádio e televisão. Atingiu grande notoriedade junto do público e conseguiu conquistar os corações de várias gerações com o seu jeito único de ser e abordar até os assuntos mais sensíveis. Reserva de lugar grátis aqui.