Festival Politica

2017

A primeira edição do Festival Política, que decorreu dias antes do 25 de Abril de 2017 no São Jorge, teve como tema transversal a Abstenção. Um  elefante no meio da sala do debate político de um país repleto de eleitores desinteressados e políticos assustados com o pulsar da opinião pública.

Visite o site e veja a programação de 2017

A primeira edição do Festival Política realizou-se de 21 a 22 de abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e tem como tema central a Abstenção. É uma iniciativa da sociedade civil, com co-produção EGEAC/Produtores Associados, inserida no programa “Abril em Lisboa”.

O Festival Política apresenta-se como o primeiro palco de discussão que convida ao pensamento político dos portugueses, contribuindo para uma maior consciencialização do papel imprescindível da sociedade na decisão de novos rumos e assuntos de interesse da sociedade civil, lembrando o dever de participação de todos os que escolhem abster-se desses debates.

A programação do evento incluiu atividades abertas ao público, de acesso gratuito, como debates sobre “Como combater a Abstenção”, “Qual o é o papel do jornalismo independente na democracia”, workshops que passaram por temáticas como “Civic Tech: Como juntar pessoas à volta da informação pública” e “Democracia adicta – os vícios da governação” e encontros “Cara a Cara com deputados” que juntaram personalidades como Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), Sérgio Azevedo (PSD), Isabel Moreira (PS), Ana Rita Bessa (CDS-PP), Rita Rato (PCP), Heloísa Apolónia (PEV) e André Silva (PAN).

O Festival Política incluiu debates e workshops (com tradução simultânea para língua gestual portuguesa), filmes, arte, atividades para crianças e uma campanha de publicidade que pretende trazer o tema da abstenção para a discussão pública. De destacar a estreia em Portugal dos filmes “Techo y Comida” (Espanha) e “Aristides de Sousa Mendes – un hombre bueno” (Argentina).

Co-produção: EGEAC/ Produtores Associados.

Apoios: APS – Associação Portuguesa de Surdos; Pure; Krypton; Atelier Arte e Expressão e 13 Prints, World Academy, Museu da Presidência, Instituto Cervantes.

Media Partners: RTP3 e Antena 1.