Festival Politica

25 de Abril disponível em timeline interativa

Duas horas e meia bastaram para colocar online os momentos que se viveram no dia 25 de Abril de 1974. Durante a primeira edição do Festival Política, os participantes recolheram informações sobre cada momento da Revolução, a par de imagens e vídeos que pudessem ilustrar cada evento histórico. Foram ainda acrescentadas as localizações de cada momento num mapa que, junto com a “timeline” interativa, permitem ter uma visão clara sobre o decorrer dos avanços do Movimento das Forças Armadas (MFA). O resultado final pode ser consultado aqui.

O projeto foi coordenado por Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente, designers de informação e responsáveis pelos encontros Date With Data, que decorrem no Porto. “O objetivo da ‘mini-hackathon’ foi mostrar aos participantes e ao público em geral como é possível, num curtíssimo espaço de tempo, organizar um esforço cidadão de recolha e disponibilização de informação pública, de uma norma pedagógica, sobre um momento chave da história de Portugal”, refere Ana Isabel Carvalho.  “Apesar de não ser a primeira visualização do género, ela é tornada pública de uma forma aberta, significando que agora qualquer pessoa pode aceder aos dados que recolhemos, editámos e publicámos, para com eles fazer o que entender”, completa Ricardo Lafuente.
 
A construção desta visualização interativa foi possível graças ao uso de uma ferramenta ‘open source’ – TimeMapper – lançada pela Open Knowledge International.

Festival política 2020 © All rights reserved.