Acessibilidade no Festival Política: Loulé
O Festival Política está a trabalhar a sua acessibilidade e tem um compromisso assumido com a inclusão. Partilhamos as normas gerais da acessibilidade do evento. Estamos disponíveis para contactos diretos através do e-mail acessibilidades.politica@gmail.com e do telefone 910 773 330.
Acessibilidade física no CineTeatro Louletano
A acessibilidade à Cultura é também física. O CTL tem regularmente intérpretes de Língua Gestual Portuguesa – LGP – para pessoas Surdas (com “S” maiúsculo são falantes de LGP) bem como serviço de Audiodescrição (narração em direto do que acontece em palco) para pessoas cegas ou com baixa visão. O equipamento – um edifício histórico, datado de 1930 – foi
renovado tendo em conta a redução das barreiras arquitetónicas e o acesso por pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades específicas.
O CTL disponibiliza
» Portas de entrada e saída acessíveis
» 4 lugares na plateia para pessoas em cadeira de rodas
» 2 lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida (um na Av. José da
Costa Mealha, outro na Rua Dr. Frutuoso da Silva)
» Elevador com indicação em braille
» Casas de banho acessíveis no R/C e no 1º piso
» Camarim acessível (para artistas com mobilidade reduzida)
» Possibilidade de acesso ao palco por pessoas em cadeira de rodas
Ciente de que a consulta de informação é hoje, cada vez mais, online, o Cineteatro Louletano disponibiliza ainda um site acessível, incluindo ferramentas que facilitam o acesso a pessoas
cegas ou com baixa visão, pessoas daltónicas e utentes com dislexia, entre outras.
Bilhetes
O Festival Política tem entrada livre e contempla lugares específicos para pessoas com deficiência e Surdas.
Pode reservar bilhetes para sessões no Cineteatro Louletano e no Solar da Música Nova na bilheteira local ou através do telefone (289 400 820).
Verifique na programação as sessões que requerem inscrição prévia e em que pode ser solicitada interpretação para Língua Gestual Portuguesa. Pedimos que faça uma inscrição
prévia para o e-mail acessibilidades.politica@gmail.com e estamos também disponíveis através do telefone 910 773 330.
Acessibilidade física
Em Loulé, o Festival Política decorre em quatro locais: Cineteatro Louletano, Auditório Solar da Música Nova, Palácio Gama Lobo e Café Calcinha. Abaixo ficam as condições de acessibilidade física disponíveis.
Estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada: pode ser reservado através do telefone 289 400 820 no Cine Teatro, Palácio Gama Lobo e Auditório Solar da Música Nova.
Todos os espaços dispõem de percursos acessíveis para o público, casas de banho adaptadas e lugares reservados para pessoas com deficiência e Surdas. Existem balcões rebaixados no Cineteatro e no Auditório Solar da Música Nova.
Sessões com Língua Gestual Portuguesa e legendagem
Desde a primeira edição que o Festival Política promove a interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa dos painéis de debate e espetáculos. Todas as sessões de cinema, incluindo os filmes em português, estão legendadas em português.
Acessibilidade a pessoas com deficiência visual
O Festival Política sensibiliza todos os artistas e participantes a introduzirem as suas apresentações com uma descrição física, do espaço e das suas ações. O documentário “Novíssimas Cartas” tem audiodescrição.
As exposições de fotografia contam com descrição áudio realizada pelos autores/curadores, disponível no Foyer do Cineteatro Louletano e no Solar da Música Nova. Brevemente também disponível no site do Festival Política.
“Institucionalizado” – exposição de fotografia de Isabela Marques e Airton Cesar Monteiro (curadoria Kriativu) – link para ouvir a descrição áudio aqui.
“O mundo num click” – exposição de fotografia de Alexandre Elias – link para ouvir a descrição áudio aqui.
“As mulheres na Política Portuguesa” – exposição de fotografia com curadoria de Salomé Marques – link para ouvir a descrição áudio aqui.
Acolhimento
Haverá uma pessoa da produção do Festival Política disponível para esclarecimentos.