Festival Politica

Festival Política de Braga acolhe RESISTANCE! – Youth Festival of Modern European History

O RESISTANCE! – Youth Festival of Modern European History é um projeto europeu de artes performativas que acontece em Portugal, Itália, França, República Checa, Eslovénia e Países Baixos e que integra a programação do Festival Política de Braga, entre os dias 2 e 4 de maio. Programa completo do Festival Política aqui (PDF). Fica a conhecer os horários e participantes do RESISTANCE! – Youth Festival of Modern European History, no Centro de Juventude. 

2 de maio
17h30: “Lost” do grupo de Itália
21h30: “Notícia de última hora” do grupo de Portugal

3 de maio
17h: “Resistance Redux” do grupo dos Países Baixos
18h30: “You are what you eat” do grupo da Eslovénia

4 de maio
15h: “When Spring is Over” do grupo da República Checa
16h30: “Revolution is a sexually transmitted infection” do grupo de França

O projeto RESISTENCE! é dedicado à reflexão sobre as causas e consequências dos regimes autoritários e totalitários que marcaram a história europeia moderna. No caso português, as comemorações dos 50 anos do 25 de abril serão o mote para a criação da performance. Em Portugal, o RESISTANCE! tem como parceiro associado o Teatro Circo de Braga EM SA e está a ser desenvolvido no contexto da preparação da Capital Portuguesa da Cultura, título que a cidade de Braga celebra em 2025. O RESISTANCE! conta com o apoio institucional da Fundação Mário Soares e Maria Barroso e tem como parceiro o Festival Política, o qual visa promover junto dos jovens a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção.

No âmbito do trabalho desenvolvido, desde 2018, para a preparação da sua candidatura a Capital Europeia da Cultura, o Teatro Circo de Braga EM SA, enquanto entidade nomeada pelo Município de Braga como responsável por este processo, construiu uma sólida rede de parcerias, com centenas de entidades internacionais, com vista ao desenvolvimento de projetos de cooperação.

É neste contexto que nasce o projeto RESISTANCE! – Youth Festival of Modern European History, o qual viria a ser candidatado em 2022 ao Programa Europeu “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV). Além do parceiro associado Teatro Circo de Braga, esta candidatura liderada pelo Glej Theatre (SL) tem como parceiros o National Moravian-Silesian Theatre (CZ), o delleAli Teatro (IT), o Stichting Theaterschip (NL) e a Université Paul-Valery Montpellier 3 (FR).

O festival RESISTANCE!, tem como objetivo comemorar acontecimentos marcantes da história europeia moderna, incluindo as causas e consequências de regimes autoritários e totalitários, e de sensibilizar os cidadãos europeus jovens para a sua história, cultura, património cultural e valores comuns, melhorando assim a sua compreensão da UE, das suas origens, propósito, diversidade e da importância da compreensão mútua e da tolerância. O festival tem a duração de vinte e quatro meses e nela estão previstas um total de oito atividades internacionais: um workshop e sete festivais, seis in situ e um online.

Seis instituições culturais são parceiras desta iniciativa. Cada parceiro organiza no seu país um festival de teatro juvenil onde acolhe e apresenta as performances artísticas dos restantes e produz o seu próprio espetáculo em parceria com uma organização local, no caso português, o Festival Política. Num formato itinerante, as performances seguem depois em digressão por cada um dos países que participam no projeto RESISTANCE!.

Cada performance tem a duração de 30 minutos, seguida por um debate com o público, de forma a incentivar a reflexão sobre estes temas e o conhecimento sobre os acontecimentos históricos dos seus próprios países, ao mesmo tempo em que descobrem semelhanças e diferenças com os países parceiros.