Festival Politica

Intervenção é o tema do Festival Política 2024

O Festival Política está de regresso, tendo já confirmadas as datas das edições de Lisboa e Braga, num ano em que a Intervenção será o tema central da programação.

Em Lisboa, o Festival Política ocupa o Cinema São Jorge de 3 a 5 de abril, em Braga instala-se de 2 a 4 de maio no Centro de Juventude.

A programação do Política combina cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação convoca artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas a desenvolverem propostas e reflexões focadas na necessidade de aumentar a participação dos cidadãos nas instituições, nos atos eleitorais e nas suas comunidades. A programação completa será divulgada em breve. 

A secção de cinema, que resulta de uma call internacional, conta este ano com uma seleção de 11 produções, entre curtas e longas-metragens, filmes de animação, ficção e documentários. O Festival Política atribui, todos os anos, as distinções Prémio do Júri – Filme do Ano, Prémio do Público e Prémio Futuro, para a melhor produção de realizadores sub-30.

Como habitual, o Festival Política promove a interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa dos painéis de debate e espetáculos. Todas as sessões de cinema, incluindo os filmes em português, estão legendadas em português. A entrada é gratuita.

Em 2024, além de Lisboa e Braga estão confirmadas edições do Festival Política em Loulé (outubro) e em Coimbra (novembro).

O Festival Política apresenta-se como o maior evento dedicado aos direitos humanos e cidadania, de entrada gratuita, que decorre em Portugal. No ano passado, o Festival Política totalizou 14 dias de atividades em Lisboa, Braga, Coimbra e Loulé. A programação foi composta por 82 iniciativas, que contaram com mais de cinco mil participantes.