Programação Coimbra — 13 de novembro
Fica a par da programação do dia 13 de novembro (sexta-feira) do Festival Política, no Convento São Francisco. A entrada é gratuita. Todos os espetáculos têm interpretação para Língua Gestual Portuguesa. Todos os filmes, incluindo os falados em português, estão legendados em português.
18h · Escuta coletiva e conversa
Escuta coletiva do podcast “País de Incendiários”
Local: Project Room
Portugal é o país que mais arde na União Europeia e o incendiarismo é a principal causa. Mas o que leva uma pessoa a sair de casa e pegar fogo a tudo o que a rodeia? Nesta escuta coletiva, vamos ouvir o quinto episódio de “País de Incendiários”, uma série de seis episódios da revista Divergente, onde percorremos Portugal de norte a sul e fazemos um retrato de um país que abandonou grande parte do seu território e da sua população. Em “Pagou o justo pelo pecador”, conhecemos a história de Dália, uma mulher com esquizofrenia que, três dias depois do incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, ateou um fogo à porta de casa. A sua história cruza-se com uma mudança na lei que alterou as regras de internamento dos incendiários inimputáveis. No final da sessão, haverá uma conversa com a jornalista da Divergente, Sofia da Palma Rodrigues, uma das autoras de “País de Incendiários”.
Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação através do email participa.politica@gmail.com, até 72 horas antes do evento.
19h · Sessão de Cinema Sonho e Resistência
Local: Blackbox
“Solo de Vidro”, de Jonathan Leggett e Achiraf Djakpa, 22’ (Portugal e Suíça)
Kleyton é um adolescente que sonha um dia tornar-se dançarino. Junior, por outro lado, sonha em ser futebolista. Ambos vivem em bairros periféricos de Lisboa: Cova da Moura e Reboleira.
“A hora do Chico”, de Rafael Sá Carneiro e João Severo, 15’ (Portugal)
Em 1974, Chico, um apresentador querido de um programa infantil de TV ao serviço de um regime autoritário, é forçado a tomar a decisão mais difícil da sua vida: assassinar um colega ao vivo ou perder a aprovação do seu poderoso pai.
“Entre cães e lobos”, de Khalissa Akadi e Mathilde Sauvère, 13’ (Portugal e Suíça)
N’O Fim do Mundo, um dos bairros de Lisboa, o coração de Leo está em chamas. Quando Odair Moniz é assassinado, Leo recusa-se a permanecer em silêncio. Ele quer compreender, agir, vingar e transformar. Mas como pode ele iniciar uma revolução? Como pode ele fazer ouvir a sua voz? Entre uma vontade feroz de viver, esperanças ardentes, um desejo de revolta e a necessidade de agir, Leo traça um caminho para a resiliência.
Filmes legendados em português.
21h30 · Música
emmy Curl apresenta “Solarpunk – Um Pastoral do Futuro Regenerativo”
Local: Grande Auditório
Existe uma urgência em repensar o que significa crescer como país. No sistema patriarcal atual, o lucro e o progresso caminham lado a lado com a pátria, muitas vezes esquecendo aquilo que realmente a sustenta. Para mim, gostar e amar um país implica também amar a sua natureza, a mãe terra que pisamos, e cuidar do seu ecossistema – da fauna à flora. O Solarpunk – conceito que surge como alternativa ao Cyberpunk – convida-nos a imaginar um futuro onde a gestão dos recursos e a política ambiental se alinham com o bem-estar humano, integrando saberes ancestrais e possibilidades tecnológicas para regenerar o planeta. A música do Pastoral de emmy Curl traz a este festival um concerto pensado para comunicar e imaginar estas ideias, acompanhado de sons modernos e futuristas que se cruzam com tradições e memórias do interior, evocando a força das florestas, das aldeias e das pessoas que continuam a cuidar da terra.
Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa.



