“O mundo está cheio de pessoas assim”
“O mundo está cheio de pessoas assim”. É este o mote da campanha de publicidade criada pela agência 004 e produzida pela Krypton que, a par de promover o festival, se assume como o primeiro anúncio lançado em Portugal a partir de um movimento da sociedade civil com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para os efeitos da abstenção, que nas eleições legislativas de 2015 chegou aos 44,1%, fixando um novo máximo histórico.
“O que tentámos fazer foi dar um soco no estômago de quem visse este filme, tudo isto a partir de uma ideia muito simples: se tu te absténs e sabes que o mundo está cheio de pessoas sem os mínimos valores civilizacionais, então são estas pessoas que decidem por ti”, explica João Gomes de Almeida, director criativo da 004. João Vilela, produtor-executivo da Krypton, acrescenta que esta era “uma campanha necessária para combater um dos grandes problemas da nossa sociedade, a indiferença dos cidadãos relativamente à política, sobretudo na hora de decidir quem nos vai representar”. “Decidir quem vai decidir por nós é algo que não devemos abdicar”, sublinha.
A realização do filme, que conta com uma versão de um minuto e dez segundos e quatro versões de 20 segundos, esteve a cargo de Gonçalo Franco. A Light Film e a Digital Mix asseguraram a pós-produção vídeo e áudio, respectivamente. A campanha já está no ar através dos canais da RTP e nas redes sociais.