Portugal. Feito de diversidade. Feito de amor
“Portugal. Feito de diversidade. Feito de amor”. É esta a assinatura de uma nova campanha de publicidade que pretende confrontar os portugueses com os seus preconceitos e a forma como encaram os cidadãos que vivem no país. No filme são apresentados quatro casais que refletem a diversidade da população portuguesa.
O spot aborda o tema central da edição deste ano do Festival Política. Depois da problemática da abstenção ter dado o mote para a edição de 2017 e o vídeo ter-se tornado viral em França, onde teve mais de um milhão de visualizações, este ano a tónica está colocada nas questões da igualdade e da não-discriminação. A campanha acaba de ser lançada nas redes sociais, estreando na RTP3 e RTP2 a 13 de abril.
“No mundo em que vivemos, a publicidade tem a obrigação moral de ajudar a construir uma sociedade mais tolerante. Este filme mostra um novo Portugal, orgulhosamente liberal e com uma enorme riqueza multicultural. Mostra como Portugal pode dar uma lição ao mundo”, destaca João Gomes de Almeida, diretor criativo da campanha. O filme, produzido pela Krypton e com realização de Gonçalo Franco.
“Poder participar desde a génese num projeto de cidadania como o Festival Política é, além de uma grande honra, um grande desafio. Também eu, enquanto cidadão, sou um agente político tenho uma visão pessoal sobre o tema, mas quando estou atrás da câmara para realizar esta campanha faço-o colocando-me nos sapatos das personagens da história. ‘Como sentem e vivem eles este assunto? Se estivessem eles no meu lugar o que procurariam captar?’ É isto que tento sempre incutir no meu trabalho para encontrar a essência da história que estamos a retratar e para, dessa forma, a tornar o mais real possível aos olhos do espectador”, comenta Gonçalo Franco, realizador.
Recorde-se que a campanha do Festival Política de 2017, criada por João Gomes de Almeida e produzida pela Krypton ganhou dois ouros nos Prémios de Comunicação Meios & Publicidade e um ouro nos Prémios Sapo. O anúncio acabou por se tornar viral, tanto em Portugal como em França, onde foi usado, numa versão legendada em francês, pelos apoiantes de Emmanuel Macron, na segunda volta das presidenciais contra Marine Le Pen.
No final da semana começa a ser distribuído em vários pontos de Lisboa o Jornal Festival Política, com oito páginas e uma tiragem de 7.500 exemplares é importante destacar que o jornal partilha reflexões e números sobre a discriminação em Portugal.
O Festival Política decorre entre os dias 19 e 22 de abril no cinema São Jorge e inclui na sua programação, conversas, debates, concertos, workshops e filmes que pretendem fazer repensar a sociedade atual e os moldes em que exercemos a nossa cidadania. O Festival Política é um conceito desenvolvido pela associação Isonomia com a co-produção EGEAC, e conta com o apoio da Krypton na produção do novo anúncio, com a RTP para o lançamento da campanha e com a Green Media em assessoria de comunicação mediática.