Festival Politica

Programação 6 de maio — quinta-feira

O Festival Política regressa, de 6 a 8 de Maio, ao Centro de Juventude de Braga, tendo as Fronteiras como tema central. Serão três dias de cinema, performances, teatro e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos. A programação completa pode ser descarregada aqui. Aqui ficam os destaques para quinta-feira. Entrada gratuita.


18h30: “Colectiv – Um Caso de Corrupção”, de Alexander Nanau, 109’ – Roménia/Luxemburgo

Em 2015, um incêndio na discoteca clube Coletiv de Bucareste deixou 27 mortos e 180 feridos. Várias vítimas de queimaduras começaram a morrer nos hospitais por feridas que não eram fatais. Um médico alerta uma equipa de jornalistas de investigação para a situação. O documentário acompanha jornalistas, delatores, vítimas de queimaduras e funcionários públicos, com um olhar intransigente sobre o impacto positivo do jornalismo de investigação. Nomeado para os Óscares 2021 na categoria de Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional. Melhor documentário dos European Film Awards 2020. Nomeado para os Lux Audience Award.  Parceria: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal. Local: Centro de Juventude de Braga. Entrada gratuita. Legendado em português. Reserva aqui o bilhete. 

 

21h15: “Fronteiras”, um espetáculo de André Murraças, 30′

“Fronteiras” é um solo sobre a ideia de migração que conta as histórias de quem mudou de país à procura de uma nova vida. Usando objetos pessoais e testemunhos reais, André Murraças leva-nos a diferentes alturas do universo da migração, começando em Ellis Island, passando pela França e Berlim em guerras diferentes ou relembrando ainda os barcos perdidos no Mediterrâneo que tentam chegar à Europa. Há muitas histórias reais que ficam por contar. É preciso não esquecer estas pessoas. Encenação, texto, interpretação: André Murraças. Local: Centro de Juventude de Braga. Entrada gratuita. Espetáculo legendado em português. Reserva aqui o bilhete. 

 

TODOS OS DIAS NO CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA

Vídeo-instalação: “Danza sin Miedo”, de Sol Dugatkin, 5’ – Chile
Vídeo-dança feito com telemóveis, reunindo quatro bailarinas de três países e quase 100 mulheres. Um vídeo de mulheres para mulheres, para acabar com a violência. No 1º piso do Centro de Juventude.

Vídeo-instalação: “Uno de Nosotros”, de Facundo Sosa Ferreira, 1′ – Uruguai
Imigrantes são interrogados. É a sua deportação que está em jogo. No 1º piso do Centro de Juventude.

 

6 filmes sobre a Europa para ver online de 6 a 8 de maio

 

Acessibilidades: O Festival Política está a trabalhar a sua acessibilidade e tem um compromisso assumido com a inclusão. Encontras aqui a disponível informação completa sobre acessibilidade física do espaço, reserva de bilhetes e programação com Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema estão legendadas em português – incluindo as de língua portuguesa.

Bilhetes: Entrada gratuita. 

Horários: Após o início da sessão não será possível entrar na sala.

Conceito Festival Política: Associação Isonomia.

Co-produção: Produtores Associados.

Parceiros: Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, Comissão Nacional de Eleições.

Media Partners: RTP e Antena 1.

Criatividade: FCB e Bro.

Apoios: Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Instituto Cervantes, CVI – Centro de Vida Independente, Associação Portuguesa de Surdos, Comissão Nacional de Juventude Surda, Rádio Universitária do Minho e Profitecla.