Festival Politica

Programação 7 de maio — sexta-feira

O Festival Política regressa, de 6 a 8 de maio, ao Centro de Juventude de Braga, tendo as Fronteiras como tema central. Serão três dias de cinema, performances, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos. A programação completa pode ser descarregada aqui. Aqui ficam os destaques para sexta-feira. Entrada gratuita.


17h: Cara-a-cara com os eurodeputados – online
Encontro online entre os cidadãos e eurodeputados representantes dos partidos presentes no Parlamento Europeu. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam com cada um dos deputados sobre o tema do festival. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

18h30: Histórias de fronteiras em Braga

Apresentação do projeto “Travessia”, por Ambigular
Ambigular é uma plataforma que conta histórias na perspetiva de quem as vive. “Travessia” é um podcast e um livro ilustrado produzidos após três meses a escutar e a contar histórias com um grupo de mulheres, provenientes do Iraque, Sudão, Sudão do Sul e Nigéria, refugiadas em Braga, acolhidas pelas associação Adolescere. É hora de ouvir estas histórias. Local: Centro de Juventude de Braga. Entrada gratuita. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa. Reserva aqui o bilhete.

Estreia do documentário “Braga, uma porta aberta?”, por Mooca Fixe
“Braga, uma porta aberta?” o coletivo Mooca Fixe resgata as histórias e vivências das comunidades imigrantes face à sua integração na cidade. O documentário é um alerta sobre a afirmação de uns, e da resistência e resiliência de outros. Apresentação apoiada pelo Instituto Português de Juventude e Desporto. Local: Centro de Juventude de Braga. Entrada gratuita. Filme legendado e apresentação com tradução para Língua Gestual Portuguesa. Reserva aqui o bilhete. 

 

19h30: “Não cries esperanças, ismo” – espetáculo

“Não cries esperanças, ismo” é um espetáculo alegórico sobre o conceito de fronteira. Cria um imaginário inusitado e cómico onde inevitavelmente acedemos a paralelos com a realidade das atuais políticas de migração. I’m going to tell you a story… Criação e interpretação: Alexandra Moreira, Joshua Swift e Maria Maciel. Local: Centro de Juventude de Braga. Entrada gratuita. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa. Reserva aqui o bilhete. 

 

21h: Espetáculo de humor por Carlos Pereira

O quotidiano, as discriminações e os direitos humanos. Carlos Pereira nasceu em São Tomé e Príncipe, faz stand up comedy e foi uma das caras do Levanta-te e Ri, da SIC. Em breve vai estrear a sua nova série na RTP Play. Local: Centro de Juventude de Braga. Entrada gratuita. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa. Reserva aqui o bilhete. 

 

TODOS OS DIAS NO CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA

Vídeo-instalação: “Danza sin Miedo”, de Sol Dugatkin, 5’ – Chile
Vídeo-dança feito com telemóveis, reunindo quatro bailarinas de três países e quase 100 mulheres. Um vídeo de mulheres para mulheres, para acabar com a violência. No 1º piso do Centro de Juventude.

Vídeo-instalação: “Uno de Nosotros”, de Facundo Sosa Ferreira, 1′ – Uruguai
Imigrantes são interrogados. É a sua deportação que está em jogo. No 1º piso do Centro de Juventude.

 

6 filmes sobre a Europa para ver online de 6 a 8 de maio

 

Acessibilidades: O Festival Política está a trabalhar a sua acessibilidade e tem um compromisso assumido com a inclusão. Encontras aqui a disponível informação completa sobre acessibilidade física do espaço, reserva de bilhetes e programação com Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema estão legendadas em português – incluindo as de língua portuguesa.

Bilhetes: Entrada gratuita. 

Horários: Após o início da sessão não será possível entrar na sala.

Conceito Festival Política: Associação Isonomia.

Co-produção: Produtores Associados.

Parceiros: Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, Comissão Nacional de Eleições.

Media Partners: RTP e Antena 1.

Criatividade: FCB e Bro.

Apoios: Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Instituto Cervantes, CVI – Centro de Vida Independente, Associação Portuguesa de Surdos, Comissão Nacional de Juventude Surda, Rádio Universitária do Minho e Profitecla.