Festival Politica

Programação 8 de maio — sábado

O Festival Política regressa, de 6 a 8 de Maio, ao Centro de Juventude de Braga, tendo as Fronteiras como tema central. Serão três dias de cinema, performances, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos. A programação completa pode ser descarregada aqui.. Aqui ficam os destaques para sábado. Entrada gratuita.

 

10h30: The Revolution Will Not Happen On Your Screen – Oficina/workshop de cartazes

Através de referências, técnicas e ferramentas, esta oficina pretende potenciar graficamente a acção social e política em defesa dos direitos humanos, fazendo com que as causas defendidas tenham o devido impacto e alcance. Partindo do contexto activista e de intervenção cívica do Movimento The Revolution Will Not Happen on Your Screen, a Oficina de Cartazes procura potenciar a identidade revolucionária de cada um. Através do debate, da partilha de referências, técnicas e ferramentas, promove uma exploração criativa e crítica para uma acção social e política mais consciente e eficaz. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Workshop apoiado pelo Instituto Português de Juventude e Desporto. Local: Centro de Juventude de Braga. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição. 

 

11h: Memória e passado em cena. Um seminário-encontro com André Murraças

Sessão online. Neste seminário, o dramaturgo e encenador André Murraças abordará os temas da memória e passado no seu trabalho teatral. Vamos conhecer mais a fundo os seus espectáculos O Triângulo Cor-de-Rosa, 50 – Orlando, Ouve e Fronteiras – criado para a edição deste ano do Festival Política. E pensar em conjunto como o teatro se pode relacionar com o que nos é deixado pela História. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

11h “Revolução Cigana” – documentário e conversa

“Para uma mulher cigana, é complicado”. Esta é a história de uma equipa de jovens ciganas de Braga que desafia estereótipos e luta pelo futebol feminino. Exibição do documentário/reportagem “Revolução Cigana” do Canal 11, seguido de uma conversa moderada pela jornalista Bárbara Baldaia, autora de “Revolução Cigana”, com a presença das protagonistas e das responsáveis pelo projeto Geração Tecla E8G, da Cruz Vermelha Portuguesa. Moderadora da conversa: Bárbara Baldaia. Entrada gratuita. Local: Centro de Juventude de Braga. Legendado em português e com tradução para Língua Gestual Portuguesa. 

 

16h: Workshop de Escrita Criativa – “Mundo Daqui e Além-Mar”

Online. Sessão de escrita criativa inspirada na diversidade linguística e riqueza cultural que nos rodeia. Baseado numa recolha de vídeos caseiros de histórias e músicas do mundo que mobilizou 31 pessoas, de 23 nacionalidades diferentes, este workshop é um convite à expressão da criatividade singular de cada um e ao exercício de uma prática empática e curiosa por mais proximidade. Descobre o trailer do projeto “Mundo Daqui e Além-Mar” aqui. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

18h30: Workshop Eleições: como se adaptam a uma pandemia?

Online. Esta sessão aborda as adaptações das eleições ao contexto de pandemia. Partindo do cenário das eleições autárquicas, percorremos as diversas fases de uma eleição, e de como melhor se adequam ao quadro de pandemia. Incluímos os modos especiais de votação (voto antecipado, postal, ou outros), analisando as suas vantagens e riscos. A sessão é prática, consistindo num exercício concreto de aplicação destes temas. Com Carla Luís (VotedHR – Eleições, Democracia e Direitos Humanos/CES – Universidade de Coimbra). Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

 

19h: Reino Suevo, perdido nas fronteiras do tempo

Facebook e YouTube do Festival Política. Conversa com Luís Fontes (arqueólogo) sobre o primeiro reino cristão da Europa Ocidental, que teve a sua capital em Braga. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa.

 

TODOS OS DIAS NO CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA

Vídeo-instalação: “Danza sin Miedo”, de Sol Dugatkin, 5’ – Chile
Vídeo-dança feito com telemóveis, reunindo quatro bailarinas de três países e quase 100 mulheres. Um vídeo de mulheres para mulheres, para acabar com a violência. No 1º piso do Centro de Juventude.

Vídeo-instalação: “Uno de Nosotros”, de Facundo Sosa Ferreira, 1′ – Uruguai
Imigrantes são interrogados. É a sua deportação que está em jogo. No 1º piso do Centro de Juventude.

 

6 filmes sobre a Europa para ver online de 6 a 8 de maio

 

Acessibilidades: O Festival Política está a trabalhar a sua acessibilidade e tem um compromisso assumido com a inclusão. Encontras aqui a disponível informação completa sobre acessibilidade física do espaço, reserva de bilhetes e programação com Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema estão legendadas em português – incluindo as de língua portuguesa.

Bilhetes: Entrada gratuita. 

Horários: Após o início da sessão não será possível entrar na sala.

Conceito Festival Política: Associação Isonomia.

Co-produção: Produtores Associados.

Parceiros: Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, Comissão Nacional de Eleições.

Media Partners: RTP e Antena 1.

Criatividade: FCB e Bro.

Apoios: Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Instituto Cervantes, CVI – Centro de Vida Independente, Associação Portuguesa de Surdos, Comissão Nacional de Juventude Surda, Rádio Universitária do Minho e Profitecla.