Programação Coimbra – 21 de novembro

O Festival Política está de regresso a Coimbra, entre os dias 21 e 23 de novembro, tendo a Intervenção como tema transversal à programação e aos desafios lançados a artistas, criadores, jovens e sociedade civil. Todos os espetáculos e debates têm interpretação para língua gestual portuguesa e todos os filmes, incluindo os falados em português, estão legendados em português. Entrada gratuita. Todas as atividades decorrem no Convento São Francisco, exceto o concerto de Lucas Pina (Edifício das Químicas, Universidade de Coimbra). Programa completo aqui (download). Fica a conhecer a programação do dia 21 de novembro (quinta-feira).

18h – música
Lucas Pina
Praça 8 de Maio, em frente ao edifício da Câmara Municipal
O cantor são-tomense Lucas Pina tornou-se conhecido do grande público depois da participação no Got Talent Portugal, com Rapazes do Milongo em dupla com Moreno. Lançou no dia 8 de março, “Mamã”, uma ode às ações e gestos da mãe para os seus filhos. Ao longo do ano irá lançar mais músicas onde explora os temas da saudade, superação e transição para a vida adulta. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP).

19h – cinema
“A sala de professores”, de lker Çatak, 98’ (Alemanha)
Palco do Grande Auditório
Carla Nowak, uma jovem professora de Educação Física e de Matemática do ensino secundário, apresenta-se para a sua primeira aula numa nova escola. O que mais diferencia Carla dos seus novos colegas é o seu idealismo. Mas uma série de furtos por resolver azeda o ambiente entre o pessoal docente. Quando um estudante turco é acusado e chamado de forma humilhante ao diretor, Carla decide investigar. Com a ajuda de uma câmara oculta e para surpresa de todos, expõe o ladrão: a discreta secretária do pessoal, Friederike Kuhn. Estreado no Festival de Cinema de Berlim, nomeado para o Óscar de melhor filme internacional e considerado um dos cinco melhores filmes internacionais de 2023 pelo National Board of Review, “A sala de professores” foi o vencedor dos Prémios Lux. Filme exibido em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. Filme legendado em português.

21h — inauguração
Nunca tantos deveram a tão poucos, de Sara Folhas
Project Room
Perante a crise habitacional que assombra o contexto nacional, fator que aprofunda a precariedade no acesso à educação, as repúblicas de Coimbra prevalecem como polos socioculturais resistentes numa luta contra a gentrificação e a evaporação dos seus pontos de encontro. A instalação pretende explorar o seu passado, presente e futuro, refletindo sobre as possibilidades de continuidade, sustentabilidade e sobrevivência destes espaços. Uma instalação da autoria de Sara Folhas. Projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

21h30 – cinema + conversa
“Onde está o Zeca?”, de Tiago Pereira, 64′
Grande Auditório
A música é emocional, toca nos sentidos e no coletivo, depois pode-se intelectualizar e racionalizar o seu impacto, o seu discurso. Qualquer canção intervém num espaço público, pois qualquer manifestação nesse espaço é sempre um ato político. Quem faz música e canções além de autor tem o seu contexto, o seu percurso, as suas origens e as suas ideias. O que se procura aqui é escutar esses autores e autoras e divulgar a sua voz fazendo uma análise coletiva. José Afonso marcou um tempo mas continua ainda presente. Há ainda esta ideia muito portuguesa de um rosto, de um indivíduo que marcou com a sua visão e forma de fazer completamente diferente, que pode voltar e salvar isto tudo, mas não seremos todos nós capazes de o fazer todos os dias? Onde está o Zeca? Onde estamos nós? “Onde está o Zeca?” é uma coprodução A música portuguesa a gostar dela própria e do Festival Política.
Filme legendado em português. Conversa com o realizador e convidados com interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Programação: 21 de novembro | 22 de novembro | 23 de novembro

Bilhetes: A partir do dia 12 de novembro podes levantar o teu bilhete gratuito na Bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h e as 20h. É permitido o levantamento de dois bilhetes, por pessoa, mediante a lotação. Não são permitidas reservas.

Todos os dias no Convento São Francisco – exposições e instalação • História LGBT+ em Portugal • Afinal quantas pessoas se abstêm em Portugal? • Polarização afetiva: causas e implicações para o sistema democrático • Nunca tantos deveram a tão poucos.

Acessibilidades: Espetáculos e conversas com interpretação para LGP. Todos os filmes estão legendados em português, incluindo os portugueses. Mais informação aqui.

Coprodução: Festival Política e Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco
Conceito: Associação Isonomia
Apoios: Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições
Produção: Produtores Associados
Parcerias de programação: A música portuguesa a gostar dela própria, Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Clube Rainbow, Beers&Politics.
Media partners: RTP e Antena 1.
Apoio à comunicação e divulgação: FCB Lisboa, Show Off, Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, esqrever, dezanove, ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.