Programação Coimbra – 22 de novembro
O Festival Política está de regresso a Coimbra, entre os dias 21 e 23 de novembro, tendo a Intervenção como tema transversal à programação e aos desafios lançados a artistas, criadores, jovens e sociedade civil. Todos os espetáculos e debates têm interpretação para língua gestual portuguesa e todos os filmes, incluindo os falados em português, estão legendados em português. Entrada gratuita. Todas as atividades decorrem no Convento São Francisco. Programa completo aqui (download). Fica a conhecer a programação do dia 22 de novembro (sexta-feira).
18h – conversa Beers&Politics
“Portugal desistiu de combater a corrupção?”, com João Paulo Batalha
Café Concerto
A alínea j) do Programa do Movimento das Forças Armadas, apresentado a 25 de Abril de 1974, prescrevia como medida imediata do novo regime “o combate eficaz contra a corrupção”. 50 anos depois, a corrupção é a grande ameaça à democracia. Portugal desistiu deste combate? Uma conversa descontraída que assinala a estreia do formato Beers&Politics em Portugal. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP) mediante solicitação através do e-mail participa.politica@gmail.com.
João Paulo Batalha é vice-presidente da associação Frente Cívica, dedicada à defesa de questões de interesse público, e consultor nas áreas da boa governança, transparência e políticas de combate à corrupção, além de colunista e conferencista, tratando temas ligados à integridade pública e à participação cívica. Em 2010, foi um dos fundadores da Transparência Internacional Portugal, membro português da rede global de ONG anticorrupção Transparency International, presente em mais de 100 países, tendo desempenhado as funções de diretor executivo e presidente da direção. É licenciado em História, com um minor em Sociologia Histórica e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
19h – cinema e conversa
“A cor da liberdade”, de Julio Pereira, 69’ (Portugal)
Palco do Grande Auditório
Documentário que parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas. Uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar. Filme falado e legendado em português. José Pedro Soares estará presente na sessão.
21h30 – concerto
Luta Livre
Sala D. Afonso Henriques
Depois de projetos como Peste & Sida, Despe e Siga ou A Naifa, é em Luta Livre que Luís Varatojo olha para a sociedade de forma acutilante, fazendo da cantiga a sua arma. Neste 2024, irá celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos com um novo espetáculo especialmente criado para a efeméride, com forte impacto visual, apresentando ao vivo os temas dos álbuns “Técnicas de Combate” (2021) e “Defesa Pessoal” (2023). Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Programação: 21 de novembro | 22 de novembro | 23 de novembro
Bilhetes: A partir do dia 12 de novembro podes levantar o teu bilhete gratuito na Bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h e as 20h. É permitido o levantamento de dois bilhetes, por pessoa, mediante a lotação. Não são permitidas reservas.
Todos os dias no Convento São Francisco – exposições e instalação • História LGBT+ em Portugal • Afinal quantas pessoas se abstêm em Portugal? • Polarização afetiva: causas e implicações para o sistema democrático • Nunca tantos deveram a tão poucos.
Acessibilidades: Espetáculos e conversas com interpretação para LGP. Todos os filmes estão legendados em português, incluindo os portugueses. Mais informação aqui.
Coprodução: Festival Política e Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco
Conceito: Associação Isonomia
Apoios: Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições
Produção: Produtores Associados
Parcerias de programação: A música portuguesa a gostar dela própria, Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Clube Rainbow, Beers&Politics.
Media partners: RTP e Antena 1.
Apoio à comunicação e divulgação: FCB Lisboa, Show Off, Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, esqrever, dezanove, ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.