5 atividades no Festival Política de Lisboa com inscrições abertas
As atividades do Festival Política são de entrada gratuita. No entanto, aconselhamos-te a reservar lugar nestas cinco atividades, já que o número de participantes é limitado. Inscreve-te através do e-mail participa.politica@gmail.com. Estas atividades têm interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP) mediante solicitação através do mesmo e-mail.
24 de abril, 17h
“O digital é político” – oficina
No século XXI, o digital é político; os dados, o novo ouro; a desinformação, uma das maiores ameaças. O facto de seis norte-americanos multimilionários, donos de empresas que exploram a recolha de dados – Elon Musk (X e Tesla), Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Meta), Bill Gates (Microsoft), Sergey Brin e Larry Page (Google) – deterem fortunas pessoais que ultrapassam o PIB da maior parte dos países do mundo é apenas um dos sinais de que o poder reside hoje menos nos parlamentos e mais nas grandes tecnológicas. Este cenário, inédito na História da Democracia, tem aberto portas à tirania digital e à manipulação da informação. A proposta desta oficina é uma reflexão em torno destes temas, no sentido de promover o pensamento crítico e uma cidadania ativa, numa abordagem que recorre a exemplos concretos que ajudem a concretizar o que está em debate. Formação: Associação Literacia Para os Media e Jornalismo (ALPMJ).
24 de abril, 18h
Cara-a-cara com deputados e deputadas
Encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado sobre um tema, dúvida ou questão.
25 de abril, 17h30
Improvisação Vocal: Revolução pela Voz
Este workshop convida os participantes a explorar a improvisação vocal como uma forma de expressão livre e coletiva, alinhando-se com as “Revoluções em Curso” no campo da cultura e da participação cívica. Através da voz, rompemos com estruturas fixas, promovendo a escuta ativa, a criatividade espontânea e a confiança na expressão individual. A sessão inicia-se com um aquecimento vocal e corporal para preparar a voz para a liberdade criativa. A partir daí, mergulhamos em exercícios de improvisação guiada, utilizando sons e estímulos diversos, permitindo a cada participante descobrir novas texturas, ritmos e emoções. Atividade conduzida por Marta Marquês. Projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
26 de abril, 10h30
Visita guiada à Casa do Parlamento – Centro Interpretativo
Uma experiência interativa e multimédia nos temas da Cidadania, Parlamento e Democracia, que inclui uma Jukebox com músicas de intervenção, jogos e vídeos para melhor conhecer o sistema democrático e as formas de participação cidadã. A visita coincide com os 50 anos das eleições para a Assembleia Constituinte. Atividade em parceria com a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo.
26 de abril, 18h30
Workshop sobre Associativismo Jovem – da teoria à prática
Esta oficina dedicada ao associativismo jovem surge na sequência de vários anos de contacto e trabalho com várias realidades do associativismo jovem. Tem como objetivos formar e capacitar dirigentes associativos jovens, introduzir boas práticas no associativismo jovem e fomentar o associativismo. Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes. Projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).