Festival Politica

Programação 25 de abril — domingo

O Festival Política regressa, de 22 a 25 de Abril, ao Cinema São Jorge, tendo as Fronteiras como tema central. Serão quatro dias de cinema, performances, música, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos.

 

11h Sessão de Cinema – Nacionalismos e repressão
Sala 3 -legendado em português

“My Country So Beautiful”, de Grzegorz Paprzycki, 29′ – Polónia
Um retrato do nacionalismo na Polónia, onde duas forças se chocam representando visões do país e do mundo completamente diferentes. Melhor Filme Polaco no Cracow Film Festival

“We are Russia”, de Alexandra Dalsbaek, 64′ – Rússia
Moscovo, na corrida para as eleições presidenciais de 2018, um grupo de jovens ativistas quer provar que a mudança é possível. Eles juntam-se à oposição, liderada por Alexei Navalny, para convencer as pessoas a não votarem em Vladimir Putin.


11h15 “Foguete de Emergência”, performance a partir da “Enciclopédia dos Migrantes”
Sala Manoel de Oliveira – com tradução para Língua Gestual Portuguesa
“Foguete de Emergência” é um projeto artístico de Paloma Fernández Sobrino e coordenado pela L’ Age de la Tortue, no seguimento da “Enciclopédia dos Migrantes”. Este projeto transnacional nasceu da vontade de questionar a situação política e social dos migrantes na Europa de hoje. Resulta de uma residência artística que decorre em Lisboa de 19 a 23 de Abril, coproduzida pela associação Renovar a Mouraria e pelo LARGO Residências. Direção artística de Aldara Bizarro e direção musical de Pedro Salvador.

12h15 Degelo – concerto
Sala 2
“Sons Escapistas” é o segundo EP de degelo que procura explorar as fronteiras entre o ir e o voltar, entre o ritual e o espiritual, entre o consciente e o inconsciente, entre o imanente e o transcendente. Concerto maioritariamente instrumental. Até que ponto o que está fora pode recentrar o que está dentro? Até que ponto o que está dentro pode alterar um mundo inteiro?

18h30 Workshop de Escrita Criativa – “Enciclopédia dos Migrantes”
online – necessária inscrição prévia
400 cartas da “Enciclopédia dos Migrantes”, redigidas em 74 línguas e direcionadas a alguém especial dos respectivos países de origem, dão o mote para uma sessão de escrita criativa, com leitura e mediação de leitura. A partir destas cartas, que abordam de uma forma sensível e íntima as migrações, vamos explorar de forma criativa temas como a distância, a saudade e a empatia. Duração: aproximada: 1h30. Coordenação: Carla Costa. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.


Ao longo do dia nas plataformas digitais do Festival Política

“The Recess”, de Navid Nikkhah Azad, 12’ – Irão. Legendado em português

Sahar é uma estudante de 17 anos que está determinada a faltar à escola para ir ao estádio de futebol para assistir ao jogo de futebol entre o Esteghlal F.C e o Al-Ain. Só que as mulheres não podem entrar nos estádios de futebol no Irão. Vê o filme aqui. 

“Aufbruch In Belarus”, 35’ – Alemanha, 2020. Legendado em português

Bielorrússia em estado de emergência. Na última ditadura da Europa, a população civil luta por sua liberdade. O documentário do canal Arte acompanha jovens ativistas na corrida para as eleições presidenciais. Parceria: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal. Vê o filme aqui.


Acessibilidades: O Festival Política está a trabalhar a sua acessibilidade e tem um compromisso assumido com a inclusão. Encontras aqui a informação completa sobre acessibilidade física do espaço, reserva de bilhetes e programação com Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema estão legendadas em português – incluindo as de língua portuguesa.

Bilhetes: Entrada gratuita. Necessário levantar bilhete no próprio dia. Horário da bilheteira: quinta e sexta-feira das 13h até ao início da última sessão, sábado e domingo das 10h até ao início da última sessão. 

Horários: Após o início da sessão não será possível entrar nas salas.

Consulta aqui a programação do festival para os quatro dias (PDF)

Conceito Festival Política: Associação Isonomia.

Co-produção: Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Cinema São Jorge, Produtores Associados.

Parceiros: Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, Comissão Nacional de Eleições.

Media Partners: RTP e Antena 1.

Criatividade: FCB e Bro.

Apoios: Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Instituto Cervantes, CVI – Centro de Vida Independente, Associação Portuguesa de Surdos, Comissão Nacional de Juventude Surda, Rádio Universitária do Minho e Profitecla.