5 atividades em Coimbra com inscrição
Todas as atividades do Festival Política, que decorre entre os dias 28 e 30 de setembro em Coimbra, são de entrada gratuita. No entanto, aconselhamos a inscrição prévia nas seguintes propostas de forma a garantires lugar. As inscrições devem ser feitas para o e-mail participa.politica@gmail.com. Podes solicitar interpretação para Língua Gestual Portuguesa através do mesmo e-mail. Encontras aqui o programa completo para os três dias em formato PDF. Mais informações sobre as acessibilidades do Festival Política aqui.
O Documentário enquanto ferramenta política e de intervenção – oficina/debate na área social
29 de setembro, às 14h30. Local: Universidade de Coimbra | FPCE
Workshop dinâmico, conduzido por João Doce e Pedro Cruz, que promove o documentário enquanto ferramenta de mudança, mostrando a importância de passar da cadeira de espectador para trás da cortina: quais as motivações, as barreiras éticas, o potencial informativo e as limitações
inerentes a um filme a que se chama, por convenção, documentário. No início da sessão serão exibidos os filmes “Seremos Ouvidas” e “Paulo Galo: Mil faces de um homem leal”, que integram a secção de cinema do Festival Política. Parceria com PROPELLA, CRL – Cooperativa de Intervenção Social e Dinamização Artística e Faculdade de Psicologia e da Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Duração: 3 horas.
Cara-a-cara com os/as Deputados/as
29 de setembro, às 18h30. Local: foyer do Convento São Francisco
Encontro entre cidadãos e deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado/a sobre um tema, dúvida ou questão.
Um passeio feminino em Coimbra – visita guiada
30 de setembro, às 10h30. Ponto de encontro: Largo D. Dinis
“Um passeio feminino em Coimbra” pretende homenagear o protagonismo de mulheres nas suas trajetórias individuais e lutas coletivas. A ideia é percorrer a cidade numa espécie de ligue-os-pontos, à procura dos recantos repletos de histórias. Esta é uma caminhada especial para tornar visível a voz de algumas mulheres na construção da memória feminina: Isabel de Aragão, Vataça Lascaris, Domitila Carvalho, América do Sul Fontes Monteiro, a Rua das Padeiras e o lugar onde muitas mulheres foram condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício estão no roteiro. Visita conduzida por Vilma Reis. Parceria: Coimbra Coolectiva.
Oficina de soluções de mobilidade
30 de setembro, às 15h. Ponto de encontro: Antiga Igreja do Convento São Francisco
Aquele degrau do passeio é demasiado alto? Se houvesse uma ciclovia, fazias aquele trajeto de bicicleta? Por que é que ali o passeio está sempre cheio de carros mal estacionados? Há coisas que ouvimos todos os dias, mas que tal passarmos das palavras às ações? Desafiamos 25 pessoas a participar numa Oficina de Soluções de mobilidade, no dia 30 de Setembro, com a duração de uma hora e meia. Orientada por João Bigotte, especialista em urbanismo, ordenamento do território e transportes, o grupo de participantes irá fazer um passeio numa rua de Coimbra para apontar problemas com a mesma energia com que se vão identificar potenciais soluções. Desta sessão, vão sair ideias de respostas para que a cidade seja mais amigável, sustentável, segura e descarbonizada, aplicáveis a outras latitudes. Parceria: Coimbra Coolectiva.
16h00
“Made in Osvaldo” – História-concerto com oficina
30 de setembro, às 16h. Foyer Convento São Francisco
“Made in Osvaldo” conta-nos a história de Osvaldo, uma criança cabo-verdiana que com recursos mínimos, constrói brinquedos magníficos a partir do que recolhe no lixo e que rivalizam com os que existem à venda nas lojas. À volta dos carros de lata que saem da sua oficina, nasce um mundo de brincar que envolve toda a comunidade e é levado muito a sério. Mas esta tradição vê-se ameaçada pela chegada de uma empresa multinacional que quer patentear com o seu nome as criações destas crianças. Público-alvo: dos 6 aos 10 anos. Com interpretação para LGP. Inscrições: participa.politica@gmil.com.
Uma produção Real Pelágio com o apoio da DGARTES/CML e GDA. Conto original, composição original e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio; narração: Isabel Gaivão; Direção de Produção: Sofia Afonso; produção executiva: Rodolfo Freitas; comunicação: Susana Ribeiro Martins.
Programação:
28 de setembro (quinta-feira); 29 de setembro (sexta-feira); 30 de setembro (sábado)
10 filmes do Festival Política para ver no Convento São Francisco