Programação Coimbra – 30 de setembro
O Festival Política regressa, de 28 a 30 de setembro, ao Convento São Francisco, tendo a Pós-democracia como tema central. São três dias de cinema, performances, música, humor, exposições, visitas guiadas e debates centrados na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos. Aqui fica a programação para o dia 30 de setembro (sábado).
A entrada é gratuita, mediante lotação das salas ou inscrições. Encontras aqui o programa completo para os três dias em formato PDF.
Atividades para maiores de 12 anos, salvo indicação em contrário. Os conteúdos orais do Festival Política (debates, visitas guiadas ou oficinas) têm interpretação para língua gestual portuguesa. Todos os filmes são legendados em português, incluindo os de língua portuguesa. Mais informações sobre as acessibilidades do Festival Política aqui.
10h30
Um passeio feminino em Coimbra – visita guiada
“Um passeio feminino em Coimbra” pretende homenagear o protagonismo de mulheres nas suas trajetórias individuais e lutas coletivas. A ideia é percorrer a cidade numa espécie de ligue-os-pontos, à procura dos recantos repletos de histórias. Esta é uma caminhada especial para tornar visível a voz de algumas mulheres na construção da memória feminina: Isabel de Aragão, Vataça Lascaris, Domitila Carvalho, América do Sul Fontes Monteiro, a Rua das Padeiras e o lugar onde muitas mulheres foram condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício estão no roteiro. Ponto de encontro: Largo D. Dinis. Visita conduzida por Vilma Reis. Parceria: Coimbra Coolectiva. Inscrições: participa.politica@gmail.com. Com interpretação para LGP mediante solicitação prévia.
15h00
Oficina de soluções de mobilidade
Aquele degrau do passeio é demasiado alto? Se houvesse uma ciclovia, fazias aquele trajeto de bicicleta? Por que é que ali o passeio está sempre cheio de carros mal estacionados? Há coisas que ouvimos todos os dias, mas que tal passarmos das palavras às acções? Desafiamos 25 pessoas a participar numa Oficina de Soluções de mobilidade, no dia 30 de Setembro, com a duração de uma hora e meia. Orientada por João Bigotte, especialista em urbanismo, ordenamento do território e transportes, o grupo de participantes irá fazer um passeio numa rua de Coimbra para apontar problemas com a mesma energia com que se vão identificar potenciais soluções. Desta sessão, vão sair ideias de respostas para que a cidade seja mais amigável, sustentável, segura e descarbonizada, aplicáveis a outras latitudes. Organização: Coimbra Coolectiva. Inscrições: participa.politica@gmail.com Com interpretação para LGP mediante solicitação prévia.
16h00
“Made in Osvaldo” – História-concerto com oficina
Foyer
“Made in Osvaldo” conta-nos a história de Osvaldo, uma criança cabo-verdiana que com recursos mínimos, constrói brinquedos magníficos a partir do que recolhe no lixo e que rivalizam com os que existem à venda nas lojas. À volta dos carros de lata que saem da sua oficina, nasce um mundo de brincar que envolve toda a comunidade e é levado muito a sério. Mas esta tradição vê-se ameaçada pela chegada de uma empresa multinacional que quer patentear com o seu nome as criações destas crianças. Público-alvo: dos 6 aos 10 anos. Com interpretação para LGP. Inscrições: participa.politica@gmail.com.
Uma produção Real Pelágio com o apoio da DGARTES/CML e GDA. Conto original, composição original e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio; narração: Isabel Gaivão; Direção de Produção: Sofia Afonso; produção executiva: Rodolfo Freitas; comunicação: Susana Ribeiro Martins.
17h00
Sessão Cinema Especial Brasil
Blackbox
“Seremos ouvidas”, de Larissa Nepomuceno, 13’ (Brasil)
Como existir numa estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, partilham as suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo
“Paulo Galo: Mil faces de um homem leal”, de Iuri Salles e Felipe Larozza, 19’ (Brasil)
Paulo ‘Galo’ Lima ganhou destaque com o movimento dos entregadores antifascistas e, em 2021, foi preso após a ação que ateou fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo. Para ele, ‘faltou tempo’ dentro da cadeia. Conheça a verdadeira história de Galo.
“A viagem sem fim”, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, 10’ (Brasil)
Oceano Atlântico, Ano 1500. Durante a viagem das naus comandadas por Pedro Álvares Cabral estranhos acontecimentos fazem com que a tripulação se perca no espaço e no tempo sem nunca chegar ao Brasil. “A Viagem Sem Fim” é uma remontagem do clássico “O Descobrimento do Brasil” (1937), de Humberto Mauro.
18h00
“Pensar Educação” – Teatro Legislativo
Foyer
Em maio de 2023 o CASPAE apresentou no auditório do ISEC o “Workshop Pensar Educação no ensino Superior” tendo por base a dramatização de Teatro Legislativo anteriormente apresentada no Café Santa Cruz e Baixa de Coimbra em setembro de 2022. Trata-se do resultado de um processo co construído envolvendo jovens de idades entre os 14 e os 22 anos residentes no Planalto do Ingote e profissionais de diferentes organizações e projetos como o Trampolim E8G (financiado pelo Programa Escolhas), com encenação de Diogo Carvalho.
A partir do conto infantil Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll e das inquietudes partilhadas pelos jovens, o teatro legislativo que será utilizado neste Workshop, propõe apresentar uma versão centrada na dicotomia entre a vida real e a ideal (dos sonhos, do fantástico) das crianças e jovens alunos/as integrados no sistema educativo formal. Com esta ação, pretende o grupo levantar questões que promovam um debate e reflexão em torno das dificuldades sentidas pelos jovens na escola e no seu percurso académico. Produção: Caspae / Projeto Trampolim E8G; encenador: Diogo Carvalho; cenário: AtrapalhArte; atores: Vitória Tomaz, Francisco Pina, Mariana Oliveira, Leonor Oliveira, Carolina Rodrigues, Sabrina Henriques. Com interpretação para LGP.
21h30
“Prémios Monstros do Ano. Edição quase quase política”, com Fernando Alvim
Grande Auditório
Os míticos prémios Monstros do Ano ocupam o Festival Política para uma noite de homenagem aos portugueses que têm uma palavra a dizer sobre o país e o mundo. Os protagonistas, as frases e situações mais marcantes numa sessão da inteira responsabilidade do apresentador, animador de rádio e agitador cultural Fernando Alvim. Um Portugal que não pára de nos surpreender. Com interpretação para LGP.
Todos os dias no Convento São Francisco
“Institucionalizado”, de Isabela Marques e Airton Cesar Monteiro.
As instituições totais são lugares onde um número considerável de indivíduos na mesma condição leva uma vida conjunta, isolado da sociedade. No caso das prisões, esse isolamento tem a função de proteger a comunidade exterior desses indivíduos. A esse processo de aplicação opressiva de controlo social e às suas consequências chama-se “institucionalização”. O Paulinho e o Mequinhas, protagonistas desta exposição, foram institucionalizados durante 25 e 37 anos, respetivamente. De forma descontinuada, passaram décadas das suas vidas em diversas instituições prisionais desde a menoridade. Curadoria: Kriativu.
“Revelação”
Todas as crianças e jovens têm sonhos. Mas às crianças e jovens ciganos não se lhes reconhece tão facilmente a capacidade de sonhar, de projetar um futuro. Esta exposição de fotografia pretende revelar esses sonhos escondidos pelo preconceito e pela falta de oportunidades. Uma iniciativa da CooLabora, cooperativa de intervenção social da Covilhã, que pretende catalisar diálogos e reflexões sobre os seus direitos, necessidades e recursos individuais e coletivos, sonhos, desejos, expressando assim os desafios e problemáticas que vivenciam nos seus quotidianos. São fotografias que revelam rostos, mas que dão, acima de tudo, voz a uma comunidade que pelo ciclo de exclusão onde se encontra encerrada, é conhecida apenas através da voz e do olhar de outros. E esses outros somos nós. Curadoria: Coolabora.
Bilheteira: Levantamento de bilhetes a partir das 15h no Convento São Francisco no próprio dia das sessões de cinema ou dos espetáculos programados. Mediante disponibilidade de lugares. Exceção: Prémios Monstros do Ano – bilhetes disponíveis na bilheteira a partir das 15h do dia 28 de setembro. Entrada gratuita.
Programação:
28 de setembro (quinta-feira); 29 de setembro (sexta-feira); 30 de setembro (sábado)
10 filmes do Festival Política para ver no Convento São Francisco
5 atividades do Festival Política de Coimbra com inscrição
Parceria intersetorial: Divisão do Convento São Francisco / Divisão de Educação / Divisão de Ação Social Gabinete para a Igualdade e Inclusão
Conceito: Associação Isonomia
Apoio institucional: Instituto Português do Desporto e Juventude
Parcerias de programação: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Kriativu, Coolabora, Real Pelágio, Propella, Faculdade de Psicologia e da Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra Coolectiva, Between – Partnerships 4 Development/Associação Entretodos, Projeto Trampolim – E8G
Apoio à divulgação: FCB Lisboa, Trix, ACAPO, dezanove, Esqrever
Media partners: RTP e Antena 1