Festival Politica

Acessibilidades no Festival Política de Lisboa – Cinema São Jorge

Desde a primeira edição que o Festival Política promove a interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa dos painéis de debate e espetáculos. Todas as sessões de cinema, incluindo os filmes em português, estão legendadas em português. A entrada é gratuita. Contamos contigo?

Programação: 3 de abril; 4 de abril; 5 de abril. 11 filmes para ver no São Jorge.

Programação completa em formato PDF aqui. 

Acessibilidade a pessoas com deficiência visual
O Festival Política sensibiliza todos os artistas e participantes a introduzirem as suas apresentações com uma descrição física, do espaço e das suas ações. As exposições também contam com audiodescrição. As sessões de cinema não têm audiodescrição. No Cinema São Jorge são disponibilizados programas em braille para consulta, graças ao apoio da ACAPO. No entanto, as sessões de cinema não contam com audiodescrição. 
Mediante marcação através do email participa.politica@gmail.com poderá ser organizada uma visita de reconhecimento ao Cinema são Jorge e também momentos de reconhecimento prévio e aproximação tátil aos espaços de apresentação assim como um encontro com os artistas e participantes.

Programa em braille. No Cinema São Jorge são disponibilizados programas em braille para consulta, graças ao apoio da ACAPO.

Bilhetes. O Festival Política tem entrada livre e contempla lugares específicos para pessoas com deficiência e Surdas. Os bilhetes devem ser levantados no próprio dia. Horário da bilheteira do Cinema São Jorge: das 15h até ao início da última sessão. Verifica na programação as sessões que requerem inscrição prévia de interpretação para Língua Gestual Portuguesa através do e-mail participa.politica@gmail.com. Se preferires, caso tenhas uma deficiência ou sejas Surdo podes reservar online o teu bilhete aqui.

Acessibilidade física no Cinema São Jorge
O Cinema São Jorge é um edifício histórico, inaugurado em 1950, com várias escadas. No entanto, procura obter soluções para a sua acessibilidade. Dessa forma, encontra-se disponível:
— Um lugar de estacionamento para pessoas com deficiência. Está situado em frente à entrada do Cinema, imediatamente ao lado da doca de bicicletas Gira.
— Plataformas elevatórias para subir as escadas (na chegada basta pedir apoio a um segurança ou assistente de sala).
— WC adaptado no piso de entrada.
— Lugares reservados nas 3 salas para pessoas com deficiência física, visual ou S/surdas.
— Apenas o balcão do bengaleiro é rebaixado.
— Existe uma cadeira de rodas no local, caso seja necessário.

Audiodescrição das exposições

As exposições patentes no Cinema São Jorge contam com audiodescrição realizada pelos autores/curadores.

“MulheresPPT”, exposição de ilustração com curadoria de Salomé Marques – link para ouvir a descrição áudio aqui.

“Polarização afetiva: causas e implicações para o sistema democrático”, uma perspetiva do estudo do fenómeno a cargo de Filipe Pacheco – link para ouvir a descrição áudio aqui.

“História LGBT+ em Portugal”, uma exposição com curadoria do Clube Rainbow – link para ouvir a descrição áudio aqui

“Afinal quantas pessoas se abstêm em Portugal?”, baseia-se no estudo preparado por João Cancela, José Santana Pereira e João Bernardo Narciso para a Fundação Francisco Manuel dos Santos – link para ouvir a descrição áudio aqui.